22 abril 2013

22 de abril: Dia da Terra e do Descobrimento

 

Vinte e dois de abril é dia de reflexão. A data marca o Dia Internacional da Mãe Terra e lembra ainda o aniversário da “descoberta” das terras brasileiras pelo império português.

Dia da Terra – O Dia da Terra foi criado em 2009 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para evidenciar o compromisso de todos com a promoção da harmonia com a natureza e a Terra e com a busca do equilíbrio entre ambiente, sociedade e economia. Todavia, a ideia que motivou a criação da data guarda uma história mais antiga. No ano de 1969, o senador americano Gaylord Nelson lançou uma campanha em defesa do meio ambiente depois de ver a destruição provocada por um grande vazamento de óleo na Califórnia. Vinte milhões de pessoas nos Estados Unidos saíram às ruas, no dia 22 de abril daquele ano, para se manifestar em favor de um planeta mais saudável e sustentável. A mobilização resultou na criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e dos atos do Ar Limpo, Água Limpa e das Espécies Ameaçadas.

Descobrimento – Em 22 de abril de 1500, a frota portuguesa comandada pelo capitão Pedro Álvares Cabral avistou um monte no litoral sul do atual estado da Bahia. Os marinheiros tinham atravessado o oceano Atlântico por quase 40 dias sem saber o que encontrariam. Na verdade, as terras não foram descobertas, pois já eram habitadas desde a Pré-história. Na ocasião, lá viviam os índios. Os detalhes do encontro dos europeus com os indígenas são contados na carta escrita pelo escrivão Pero Vaz de Caminha e enviada ao rei de Portugal, Dom Manuel.

Foto: SXC