15 agosto 2014

3º Batalhão de Alegre comemora 40 anos

 

Fundado em 17 de agosto de 1974, o 3º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Alegre, está completando 40 anos. Para festejar a data, a unidade realizou uma solenidade militar marcada por discursos, homenagens, reencontros e a entrega simbólica das tarjetas aos alunos do Curso de Formação de Soldados. A Aspomires prestigiou o evento com a participação do presidente da entidade, capitão PM Ref Nailson Pedro Tolentino, do diretor de Interior, coronel PM RR Adilson Silva Tolentino, e do diretor de Patrimônio, capitão PM RR José Raimundo de Jesus.

A cerimônia foi aberta com a homenagem à esposa do coronel José Marcos Guedes, que dá nome ao 3º BPM, Elizete Maria Abreu Guedes. A senhora recebeu uma mensagem emoldurada, simbolizando a contribuição prestada pelo seu esposo (falecido em maio de 1997) durante os anos de atividades militares.

O juiz de Direito da Comarca de Jerônimo Monteiro, Kleber Alcuri Júnior, recebeu das mãos do comandante-geral da PMES, coronel Edmilson dos Santos, do comandante do CPO-Sul, coronel Hermano Pinto de Oliveira, e do comandante do 3º BPM, tenente-coronel Alexandre Quintino, o diploma de “Amigo do 3º BPM”, pela sua parceria, amizade e grande contribuição nas atividades da unidade operacional. Em seguida houve a entrega dos certificados de destaques operacionais aos policiais militares que se sobressaíram no cumprimento de suas atividades nos dois primeiros trimestres deste ano. A solenidade prosseguiu com a participação dos familiares e amigos na entrega simbólica das tarjetas aos alunos do Curso de Formação de Soldados.

“A atividade de prestação de segurança pública é por demais complexa.  Não se atinge o índice de excelência na redução de criminalidade sozinho, e é nesse contexto que se torna necessário agradecer e solidificar as parcerias que o nosso batalhão tem firmado e conquistado junto a diversos órgãos como o Poder Judiciário, o Ministério Público, as Prefeituras Municipais, as Câmaras de Vereadores, os Conselhos Tutelares, o comércio em geral, enfim, todos que de maneira direta ou indireta dão suas parcelas de contribuição e que juntos não têm medido esforços para cumprir a árdua tarefa de garantir a segurança pública e proporcionar a paz social”, destacou em seu discurso, o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Alexandre Quintino.

Ao final do evento, a equipe de diretores da Aspomires presenteou a Companhia de Bom Jesus do Norte e  o Destacamento de Polícia Militar (DPM), ambos integrantes do 3º Batalhão, respectivamente, com uma TV (LED 32 polegadas) e uma estação de ar condicionado Split. “Os equipamentos permitirão aos militares associados e as demais militares um ambiente mais confortável e mais aconchegante nas unidades onde atuam”, salientou o diretor de Interior, coronel Adilson Silva Tolentino.

Quem participou – A cerimônia foi realizada no pátio interno da sede da unidade e contou, além da participação de diretores da Aspomires, com a presença de diversas autoridades civis e militares, dentre elas o comandante-geral da PMES, coronel Edmilson dos Santos; o comandante do CPO-Sul, coronel Hermano Pinto de Oliveira; o comandante do Comando de Polícia Ostensiva Especializado, coronel Marcos Assis Batista; o comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel Danilo Barcellos Junior; o comandante do 9º Batalhão, tenente-coronel Cleverson Mancini Lyra; o comandante da 10ª Companhia Independente, major Emerson Caus; o representante do comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, capitão RR Roberto Martins; os coronéis da Reserva Remunerada, Celso Piantavinha Barreto, Marcos Antônio de Oliveira Campos; o tenente-coronel Weliton Virgílio Pereira, da Diretoria de Finanças;  o representante da Diretoria da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Espírito Santo, capitão Marcelo Barbosa, e o sargento do Tiro de Guerra de Alegre, Antônio Ailton dos Santos.

Também participaram o prefeito municipal de Alegre, Paulo Lemos Barbosa; a prefeita municipal de Dores do Rio Preto, Cláudia Martins Bastos; o vice-prefeito de Atílio Vivácqua, Almir Lima Barros; o presidente do Conselho de Segurança Pública de Bom Jesus do Norte, Humberto Rodrigues de Oliveira; o diretor da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim, Humberto Dias Viana; o delegado Chefe da 6ª Delegacia, Sebastião da Silva Borges; o juiz de Direito da Comarca de Jerônimo Monteiro, Kleber Alcuri Júnior; além de vários outros oficiais da PMES; vereadores, empresários, demais autoridades, familiares e amigos.

Dados e fotos: Capitão  PM RR Roberto Martins/Comunicação Social PMES