28 setembro 2013

5º Batalhão de Aracruz comemora 27 anos

 

Com abrangência nos municípios de Aracruz, João Neiva, Ibiraçu e Fundão, o 5º Batalhão de Polícia Militar completou 27 anos de atividades no mês de setembro. Para comemorar a data, a unidade realizou na quinta-feira (26/09) uma solenidade marcada por diversas homenagens. A cerimônia envolveu autoridades civis e militares, membros da comunidade e familiares dos militares. O diretor de Patrimônio e de Interior, coronel PM RR Adilson Silva Tolentino e a funcionária Lucinéia Firme dos Santos representaram a Aspomires no evento.

A unidade homenageou os Destaques Operacionais do primeiro e segundo trimestres de 2013, em reconhecimento e premiação aos militares que mais se empenharam nas atividades de policiamento ostensivo. De forma inédita e diferencial, o batalhão também entregou o Diploma Destaque Profissional para o Grupo de Apoio Operacional (GAO). Esta premiação foi criada pela unidade para destacar também outros setores da instituição.

Treze policiais que ingressaram na reserva remunerada nos anos de 2012 e 2013 foram agraciados com o Diploma de Honra ao Mérito. A condecoração é uma forma de valorizar a vida de dedicação, coragem e responsabilidade destes militares na defesa da segurança pública. Foram homenageados com o certificado de “Amigo do 5º Batalhão” 13 integrantes da sociedade civil em agradecimento ao apoio e contribuição oferecidos ao trabalho da unidade. O aniversário também foi marcado por homenagens aos funcionários administrativos que se destacaram e com a entrega do Diploma “Madrinha do 5º Batalhão” à Maridéia Rosa Bitti, pelo seu empenho e incentivo durante o processo de criação da unidade.

A solenidade contou ainda com a participação da Banda da Polícia Militar e com Desfile Militar, que incluiu a apresentação das diferentes modalidades de viaturas. Os 200 alunos do 5º ao 7º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares formados durante o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) também marcaram presença na cerimônia.

Dedicação – A comemoração tem uma importância especial para o comandante do 5º Batalhão, o tenente-Coronel Alessandro Oliveira Lube. O militar chegou à unidade, no ano de 1994, quando ainda era primeiro tenente para atuar no setor de ensino com a missão de estruturar o curso de formação de soldados. Na época, o curso resultou na formação de 40 combatentes. Dezoito anos mais tarde, agora na condição de comandante, o militar tem a missão de realizar um novo curso que resultará na formação de 117 soldados.

“Dia após dias cumprimos rigorosamente as estratégias da instituição e do Governo Estadual, sempre dando um toque particular à unidade para que os resultados sejam alcançados com eficiência e eficácia. Tudo isso com o imprescindível suporte do efetivo administrativo, o incansável trabalho do efetivo operacional e a inestimável colaboração da tropa de apoio operacional”, enfatiza o comandante. Na sua avaliação, o toque particular da unidade se fundamenta na força de vontade e no relacionamento, na atitude de ouvir o outro para a tomada da melhor decisão.

Para o tenente-coronel Alessandro Lube, os principais desafios do batalhão consistem na prevenção e na redução da criminalidade em uma região marcada por intenso desenvolvimento econômico. Segundo o militar, a vinda de inúmeros empreendimentos industriais gera crescimento local, maior fluxo de pessoas e a maior circulação de dinheiro. No entanto, esse desenvolvimento também chama a atenção de grupos criminosos que se deslocam de outras regiões, em especial, da Grande Vitória, localizada a apenas 75 quilômetros de Aracruz, para praticar infrações na região.

Com a meta de conter esta criminalidade, segundo explica o tenente-coronel, o batalhão tem investido no aumento da sensação de segurança através de ações preventivas, com a realização de blitz diárias, tanto nas áreas comerciais quanto nos locais mais afastados. Mas também são realizadas ações repressivas como, por exemplo, operações para o cumprimento de mandados de prisão e a apreensão de armas e drogas.

História – Criado no dia 03 de setembro de 1986, por meio da Lei nº 3.852, o 5º Batalhão foi instalado, inicialmente, na antiga Policlínica, em Maruípe. Na época, a unidade abrangia os municípios de Aracruz, Serra, Fundão, Santa Teresa, Itarana, Itaguaçu, João Neiva, Ibiraçu, Linhares e Rio Bananal. Em seguida, o comando da unidade foi transferido para a Serra. Diante da criação do 6º Batalhão, com sede no município serrano, o 5º Batalhão ganhou em 1988 sua sede definitiva no município de Aracruz. Anos mais tarde, a reorganização administrativa e a emancipação das companhias resultaram na redefinição dos limites da unidade. Hoje, o batalhão abrange os municípios de Aracruz, Fundação, Ibiraçu e João Neiva.

 

Conheça os homenageados do 5º Batalhão

 

Destaques Operacionais

 

1º Trimestre Geral 2013 – Cabo Leone Gustavo Dalla Bernadina Seidel

2º Trimestre Geral 2013 – Cabo Heliomar Sacht

 

Destaque Profissional – Grupo de Apoio Operacional (GAO)

 

Diploma “Madrinha do 5º Batalhão” – Maridéia Rosa Bitti

 

Homenagem aos funcionários da unidade

Maria Creuzenir Gomes de Araújo

Marcia Berbert Bermudes.

 

Diploma “Amigo do 5º Batalhão de Polícia Militar”

 

Aderjânio Pedroni

Danilo Salvadeo

Estela Maris Cassara

Helio Campagnaro

Herculis Sarcinelli Fraga

Hildo Cecato

José Antônio Vieira Neto

José Ronaldo Gasparini

José Valdecy Romão

Marcelo de Souza Coelho

Marcos Luiz Meireles Palauro

Nilson Ferreira

Sixto Nelson Quinonez Dias

 

Diploma de Honra ao Mérito

 

Cap PM RR Hugo José da Silva

Cap PM RR Josué Leontino Falquete

Cap PM RR Ronaldo de Souza Manske

1º Ten PM RR Hudson Norberto da Silva

1º SGT PM RR Hideraldo Luiz Vieira da Silva

2º SGT PM RR Ivair Duarte

2º SGT RR Jair José de Almeida

2º SGT RR Agrícola Batista Sobrinho

2º SGT PM RR Francisco Carlos Rodrigues

3º SGT PM RR Carlos Alberto do Nascimento

CB PM RR Claudimar dos Santos

CB PM RR Elmo Carlos Luppe

CB PM RR Waldecir Azebedo

 

Fotos: 5º Batalhão da PMES e Diretoria do Interior da Aspomires