19 novembro 2013

8º Batalhão prepara 2.300 estudantes contra as drogas em 2013

 

A passagem da infância para a adolescência guarda muitas descobertas. Algumas experiências podem esconder riscos como o primeiro contato com as drogas. Com o objetivo de preparar a criança para se proteger contra os perigos do uso de drogas lícitas e ilícitas, o 8º Batalhão de Polícia Militar de Colatina intensificou, em 2013, as ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

De meados de novembro até dezembro, 1.336 estudantes de escolas públicas e privadas dos municípios que compreendem o 8º BPM receberão o certificado do programa. Ao todo, 2.300 estudantes participaram do treinamento durante o ano de 2013, atingindo os municípios de Colatina, Baixo Guandu, São Domingos, Pancas, Alto Rio Novo e Governador Lindenberg. As palestras educativas atingiram mais de três mil pessoas, incluindo alunos do ensino médio, pais e educadores. No ano passado, o batalhão preparou 1.770 estudantes para a luta contra os perigos das drogas e da violência.

“Atualmente a unidade conta com 17 instrutores voluntários para esse atendimento que, com toda certeza, trará benefícios para a comunidade da região noroeste do Espírito Santo. É um número que surpreende e vem fazendo a diferença”, afirma o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Irineu Firmino do Santo.

Conceito – No Espírito Santo, o programa é desenvolvido pela Polícia Militar do Espírito Santo junto a estudantes do 5º (9 e 11 anos) e do 7º ano (12 aos 16 anos) do ensino fundamental há mais de dez anos. De acordo com a instrutora do Proerd, cabo PM Elisângela Scardini, o curso é composto por dez lições divididas em aulas semanais, cada uma com duração de uma hora, no decorrer de quatro meses.

Inicialmente, os alunos recebem informações sobre os tipos de drogas lícitas e ilícitas, seus efeitos e consequências físicas, emocionais, familiares e sociais. Depois do conhecimento sobre os riscos dos entorpecentes, os participantes aprendem como resistir às pressões de pessoas e grupos, como escolher as amizades e de que forma podem se preparar para tomar decisões responsáveis, protegendo-se dos perigos.

“O curso ensina ao participante a identificar um problema, analisar as opções, escolher a melhor decisão e avaliar as consequências. Isto significa aprender a pensar antes de agir e nunca tomar uma decisão precipitada”, explica a cabo Scardini, que atua no programa desde 2010.

Para participar das aulas, o estudante deve manter 80% de frequência e assumir alguns compromissos: ser positivo e respeitar os colegas, observar e atender ao sinal de silêncio, levantar a mão quando quiser falar, não citar nomes de pessoas ao relatar situações e responder somente às perguntas que não o deixe acanhado.

O curso é ministrado por policiais militares qualificados e a metodologia inclui aulas expositivas, atividades individuais, em dupla e em grupo, e atividades lúdicas. A programação envolve ainda visitas ao quartel e passeios educativos. Também são realizadas reuniões com os pais ou responsáveis para divulgar os conceitos e valores do programa e estimular o comprometimento da família com a preparação das crianças e dos adolescentes para o enfrentamento contra as drogas.

Idealizado nos Estados Unidos, o Proerd é representado pela união de esforços entre a polícia militar, a família e a escola. Na avaliação da instrutora, a iniciativa reforça a autoestima do aluno, deixando-o mais seguro e mais preparado para se livrar das diferentes situações de risco. “O curso ajuda o estudante a crescer utilizando valores e princípios positivos e saudáveis. O programa também contribui para mudar a imagem autoritária e violenta que o estudante, muitas vezes, tem do policial”, explica a cabo Scardini.

Este ano, 25 instituições de ensino participaram do programa em vários bairros da região atendida pelo 8º Batalhão. As escolas localizadas na área de abrangência da unidade interessadas em participar devem telefonar para (27) 3722-9505 ou enviar solicitação para o email chefep3.8bpm@pm.es.gov.br O calendário de aulas recomeça em fevereiro, após as férias escolares.

 

Acompanhe a agenda de formaturas do Proerd, no 8º BPM:

 

18/11

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Lions Club

Bairro Moacir Brotas

25 alunos

 

19/11

Escola Municipal de Ensino Fundamental Advalter Ribeiro Soares

Bairro Vila Lenira

25 alunos

 

25/11

Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Isaías Leggio Da Ragusa

Bairro São Brás

25 alunos

 

26/11

Escola Municipal de Ensino Fundamental Ubaldo Ramalhete

Bairro Santa Mônica

90 alunos

 

26/11

Escola Municipal de Ensino Fundamental 15 de Outubro

Bairro 15 de Outubro

24 alunos

 

27/11

Colégio Passionista

Bairro São Silvano

60 alunos

 

04/12

Escola Municipal de Ensino Fundamental Belmiro Teixeira Pimenta

Bairro Bela Vista

20 alunos

 

04/12

Escola Municipal de Ensino Fundamental Godofredo Chaves Baião

Bairro Barbados

25 alunos

 

09/12

Escola Municipal de Ensino Fundamental São Marcos

Bairro São Marcos

58 alunos

 

10/12

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carolina Pichler

Bairro São Silvano

25 alunos

 

11/12

Escola Municipal de Ensino Fundamental Dalla Bernardina

Bairro Bela Vista

25 alunos

 

11/12

Escola Municipal de Ensino Fundamental João Manoel Menegueli

Bairro Ayrton Senna

120 alunos

 

Fotos: PM3 do 8º Batalhão de Polícia Militar de Colatina