8 junho 2013

Advogados do interior estreitam relação com a entidade

 

Os advogados dos escritórios credenciados para atuar no interior do Espírito Santo estiveram na nova sede da Aspomires, em Bento Ferreira, na capital, nesta sexta-feira (07/06), para conhecer o novo modelo de gestão administrativa e assinar o contrato de prestação de serviço por mais um ano. A reunião aproximou e integrou os profissionais de várias partes do estado e fortaleceu o compromisso com a melhoria permanente do atendimento ao associado.

Os parceiros foram recebidos com um café da manhã no Cerimonial Aspomires e, em seguida, na sala do Conselho, participaram de reunião que contou ainda com a presença do presidente da associação, capitão PM Ref Nailson Pedro Tolentino; do diretor de Assuntos Jurídicos, coronel PM Ref Carlos Augusto de Oliveira Ribeiro; do diretor de Interior e de Patrimônio, coronel PM RR Adilson Silva Tolentino, da assessora jurídica, Rafaela Pretti Corona Gatt, e da assistente da Diretoria Jurídica, Nailza Tolentino.

O coronel PM RR Adilson Tolentino, coordenador do Planejamento Estratégico, apresentou o relatório de atendimentos da assistência jurídica. No ano de 2012, os escritórios contratados e credenciados do interior registraram 300 comparecimentos em audiências e 874 procedimentos, gerando um total geral de 1.174 atividades. “O atendimento jurídico cresceu e alcançou uma boa avaliação. Com o planejamento, a meta é organizar e qualificar ainda mais este atendimento através de um sistema de monitoramento e controle das atividades que possibilite acompanhar e avaliar o andamento das ações e o nível de satisfação do associado”, explica Tolentino.

De acordo com o coronel Carlos Augusto, o diferencial da assistência jurídica da instituição é a qualidade. “E a principal qualidade desse profissional é o bom atendimento. Nosso associado é a pessoa mais importante neste processo. Durante o atendimento, a meta é resolver o problema que ele apresenta e, se não houver condição de solucionar a questão no interior, o credenciado é orientado a repassar a situação para a Diretoria Jurídica da sede para que se busque em conjunto uma solução em benefício do associado”, informa o diretor de Assuntos Jurídicos.

Qualificação – Com 11 anos de atuação na Aspomires, o advogado Ziraldo Tatagiba Rodrigues e sua equipe de profissionais são responsáveis pelo atendimento nos municípios de Bom Jesus do Norte, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, São José do Calçado, Apiacá, e uma parte de Guaçuí e de Mimoso do Sul. A parceria com a entidade o estimulou a estudar temas relacionados ao Direito Militar. Mas o dia a dia da assistência mostrou ser preciso ultrapassar o conhecimento específico sobre a especialidade para prestar um serviço diferenciado ao associado.

“Fiz uma pós-graduação – por conta de ser advogado da Aspomires – em Gestão de Saúde Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O tema da minha monografia é o alcoolismo na polícia militar”, conta. Ziraldo disse ter se interessado em pesquisar o assunto para ter condições de ajudar melhor os militares que enfrentam a doença e ainda encaram uma rotina de trabalho carregada de tensão.

Diferenciação – Para a advogada Maria Tereza de Castro Amorim, uma das credenciadas para atuar na região do Caparaó – que abrange os municípios de Ibatiba, Muniz Freire, Venda Nova do Imigrante e Ibitirama – fazer parte da equipe jurídica da instituição é um grande aprendizado. Segundo ela, os profissionais do escritório onde atua aprenderam muito desde que foram integrados à equipe da associação há três anos e o atendimento exige um cuidado especial e muita compreensão dos problemas que acometem o policial. “O militar precisa estar bem à vontade e ter alguém que possa ouvi-lo”, relata a advogada que também se sente respeitada e valorizada pela instituição.

Interação – Os advogados congratularam a entidade pela nova fase administrativa fundamentada no planejamento, organização e qualidade. “Este novo momento é importante porque soma para todo mundo. Estou há 20 anos no mercado e, raramente, vejo a atuação de alguma organização como a Aspomires. Estão de parabéns pelo que estão fazendo”, destacou o advogado Fernando Antônio da Cruz Júnior, um dos credenciados da região de Cachoeiro de Itapemirim e Marataízes.

No dia 14 de junho, a associação reunirá um novo grupo de advogados credenciados do interior para apresentar as metas do planejamento estratégico. Além do primeiro grupo de credenciados do interior, participaram da série de reuniões os advogados dos escritórios contratados com atuação na sede. Com a implantação do Sistema de Gestão Integrada, prevista para 2014, uma das melhorias na assistência prestada ao associado será o acompanhamento dos procedimentos jurídicos via internet.