11 outubro 2014

Alunos-Oficiais recebem Espadim Tiradentes

 

Quarenta e três alunos do 1º Ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) receberam o Espadim Tiradentes na noite de 09 de outubro durante solenidade realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), em Cariacica. Ao final dos três anos de qualificação, os alunos trocarão o Espadim pela Espada de Comando, marcando o início das atividades como oficiais.

Diretores da Aspomires participaram da cerimônia que envolveu ainda autoridades civis e militares, como o Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André de Albuquerque Garcia, o comandante-geral da PMES, coronel Edmilson dos Santos e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, coronel Edimilton Ribeiro Aguiar Júnior.

Como o lema “Pro Lege Vigilanda” – que significa “Para Vigilância da Lei” -, o Espadim representa uma filosofia profissional e doutrinária. De acordo com o simbolismo da cerimônia, a lâmina do Espadim “não foi forjada para ferir ou matar, mas para mostrar que a força está nos ideais daqueles que impunham a arma”.

Segundo o comandante do CFA, tenente-coronel Márcio Celante Weolffel, a entrega do Espadim marca o início da carreira do oficialato, que equivale a um curso superior. Ao longo do curso, os alunos se prepararão para as atividades de comando, planejamento e condução das unidades militares. Para Celante, dentre as qualidades inerentes ao oficial estão a disciplina, a capacidade de comandamento e o espírito empreendedor, além de valores como a ética.

Desde o ano de 2012, o Espírito Santo voltou a abrigar o curso de oficiais. Ainda no mês de outubro será formada uma turma de 38 alunos-oficiais, anunciou o comandante.

Fonte e Foto: Diretoria de Comunicação Social da PMES