26 agosto 2020

Alunos sargentos realizam primeira avaliação após portaria que normatiza educação a distância na PMES

Na tarde desta segunda-feira (24), a Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM/ES) recebeu os alunos do Curso de Habilitação de Sargentos (CHS) para realização da primeira atividade presencial após a publicação da portaria nº 838-R, que disciplina as medidas necessárias para o retorno seguro das atividades de educação profissional relacionadas, exclusivamente, à aplicação presencial de avaliações e entrega de resultados no CHS 2020.

Em harmonia com as medidas de prevenção adotadas pelo Governo do Estado no combate ao novo coronavírus, o comando da Polícia Militar suspendeu todas as atividades de ensino para a tropa ainda no mês de março, incluindo o CHS.

“Inicialmente nós entendemos que interromper as atividades acadêmicas seria o mais seguro para o corpo de alunos.” disse o comandante da APM/ES, tenente-coronel Pablo Couto Ferreira. E acrescentou: “Em seguida solicitamos apoio técnico do Núcleo Especial de Vigilância Sanitária do Espírito Santo, que nos orientou sobre as medidas a serem adotadas para que fosse possível a aplicação das provas presenciais como, por exemplo, a aferição de temperatura e distanciamento social”. 

Sistema de Ensino a distância

Com a retomada das atividades, os alunos passaram a ter acesso, desde o dia 10 de agosto, à plataforma de educação a distância, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação para os cursos de formação continuada da Polícia Militar. Com a plataforma os discentes passaram a ter acesso não só ao material de estudo, mas também a exercícios e a uma seção em que podem tirar suas dúvidas com os docentes.

Durante entrevista, o aluno CHS Venturini disse que “as aulas em modalidade a distância são um grande avanço para o ensino na instituição, pois além de demonstrar o interesse da corporação com o desenvolvimento dos seus profissionais, demonstram o dinamismo com que a Polícia Militar se adapta à novas demandas”.

O Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMES, coronel Souza Reis,  disse “que esta é mais uma etapa de um processo que vem sendo conduzido com muita competência e responsabilidade pela equipe DEIP-APM/ES, com destaque para o zelo com a preservação da saúde de todos os envolvidos e a busca por manter a qualidade da educação”.

O Curso de Habilitação de Sargentos tem sua conclusão prevista para o mês de outubro, quando a instituição estará preparada para receber os alunos do Curso de Formação de Oficiais e do Curso de Formação de Soldados logo em seguida

 

Fonte: PM-ES

Diretoria de Comunicação Social