29 dezembro 2012

Ano Novo: hora de planejar

A chegada de um novo ano gera euforia e esperança. Muitas pessoas aproveitam o fechamento do calendário antigo para realizar um balanço do ano velho. E desta autoavaliação surgem os novos projetos para os próximos 365 dias.

As promessas de vida nova se multiplicam e dependem dos anseios de cada um: começar uma atividade física, cuidar melhor da saúde, fazer um curso, voltar a estudar, perdoar alguém, simplificar a vida, ir mais ao cinema, aproveitar melhor o tempo com a família, economizar para viajar, reformar a casa, sair do aluguel, romper um relacionamento desajustado, deixar de sofrer por amor ou até mesmo realizar algo inusitado.

O calendário é uma forma de marcar o tempo e organizar a vida humana. Um jeito de contar os dias, meses e anos. Um modo de registrar os fatos e acontecimentos, marcar as estações do ano e até agendar o período de trabalho e de descanso. A virada de um ano velho para um novo ano também é uma oportunidade para fazer novos projetos.

Planejar é um bom começo para definir objetivos. Ao fazer um planejamento, a pessoa organiza as metas, as formas e as ferramentas necessárias à execução das ações e os prazos para o alcance dos resultados.

Mas se conhecer profundamente é essencial para quem quer identificar os verdadeiros sonhos. Ter objetivos sinceros demonstra autoconhecimento e afasta desejos falsos e superficiais. Estar pronto para superar limites demonstra coragem e potencial de realização.

Um plano bem desenhado ajuda a derrubar obstáculos, a prever os riscos e a contornar os momentos de crise. O mais importante do plano é justamente estar pronto para corrigir o próprio plano diante dos problemas que surgem.

Aproveite o momento da virada do calendário para montar um plano pessoal para o novo ano. Não esqueça: transformar a vida depende de motivação, força de vontade e muita disposição. E tudo isso está dentro de você.

Feliz Ano Novo!

 

Foto: SXC