16 julho 2015

Aspomires comemora aniversário em São Mateus

 

Há 60 anos, o jovem Eugênio Batista Freire aceitou a missão de proteger e defender os cidadãos. Hoje, aos 88 anos, o soldado aposentado revela: escolheria ser policial novamente se pudesse recomeçar a vida. Acompanhado por familiares, o associado da Aspomires prestigiou a comemoração do cinquentenário da entidade realizada no sábado (11/07), na região de São Mateus, se confraternizando com militares da ativa e da reserva de diferentes épocas.

O encontro foi preparado para integrar e aproximar associados dos municípios de São Mateus, Jaguaré, Pedro Canário e Conceição da Barra. Em um ambiente decorado com as cores da entidade e animado por música ao vivo, os convidados foram recebidos para o almoço pelo presidente da associação, o capitão PM Ref Nailson Pedro Tolentino; o vice-presidente, coronel BM Ref Carlindo Tristão Charpinel; o diretor de Interior, coronel PM RR Adilson Silva Tolentino e o representante na região, subtenente PM RR Edvaldo Júnior.

Também marcaram presença o diretor de Finanças, coronel PM Ref Ciromar Garcia, o diretor de Patrimônio, capitão PM RR José Raimundo de Jesus, o conselheiro do Conselho Deliberativo e Fiscal (CDF), tenente PM RR Antônio Cordeiro da Silva, além do representante da região de Colatina, sargento PM RR Valter Silva, e do colaborador da associação na região de Linhares, sargento Rosenberg Gama de Jesus.

Assistência social – Para comemorar os 50 anos da instituição, a programação de encontros começou em Vitória, no dia 04 de abril, continuou em Colatina, no dia 30 de maio, seguindo para Cachoeiro de Itapemirim, no dia 13 de junho, e depois, para Marataízes, no dia 27 de junho.

“Nestes cinquenta anos, a associação tem crescido muito, principalmente, a partir do ano de 98. Sem os associados, não teríamos atingido este patamá de crescimento. Para diretoria da associação, é uma grande alegria ter vocês conosco nestes longos anos”, declara o presidente em sua saudação aos associados.

Segundo o vice-presidente, coronel Charpinel, as confraternizações no interior passam a fazer parte da programação oficial anual de atividades da entidade. “Estes almoços trazem a união, congregam e fazem com que encontremos amigos distantes e prestemos algumas homenagens a companheiros pelo serviço realizado na polícia e no bombeiro militares e pela presença contínua em nossa associação”, destaca Charpinel que, em nome da diretoria, saudou o militar mais antigo presente, o soldado Eugênio.

Ao lado da esposa, Elizabeth, o soldado conta que entrou na corporação, em meados dos anos 50, porque gostava de ser policial. “Sou associado da Aspomires desde a fundação. A associação é muito importante porque, às vezes, o policial não tem condições de contratar um advogado ou precisa de um dinheiro emprestado”, exemplifica o aposentado, morador de São Mateus.

Segundo Charpinel, as conquistas foram construídas ao longo dos anos através de um trabalho marcado pelo esforço, o planejamento e a organização.  “Nossa associação é uma das mais organizadas do país. A atual administração reformou e ampliou a sede para acolher com respeito e dignidade seus associados. Nossos companheiros sofrem muito porque as instituições governamentais não conseguem dar ao militar o apoio necessário quando ele fica paraplégico ou se depara com outras situações de emergência. A Aspomires tem acolhido estes companheiros”, destaca o vice-presidente. Diante desta necessidade dos policiais e bombeiros, conta Charpinel, o Cerimonial Aspomires foi construído para arrecadar recursos visando o fortalecimento da assistência social prestada ao associado.

Interação – Para o sargento aposentado, morador de São Mateus, Luiz Carlos Cazaroto, a atual administração é séria e de confiança e a primeira grande conquista da entidade foi a abertura da associação para os militares da ativa, congregando-os com os militares da reserva.  “A Aspomires é a entidade que tem mais suporte para atender a gente, tanto quem está na ativa quanto quem está na reserva. Já precisei da entidade nos serviços de empréstimo e no jurídico. Sempre fui bem atendido e recomendo pra todo mundo”, declara Cazaroto.

Na avaliação do representante da região, sargento PM RR Edvaldo Júnior, nenhuma associação se aproximou tanto do associado como a Aspomires. “Em todas as nossas regiões temos uma representação. É um trabalho incansável desta diretoria de aproximar, facilitar a vida do associado do interior para que ele não precise se deslocar a Vitória”, ressalta.

Com a implantação do Sistema de Gestão Integrada, não há mais distância entre a sede e os municípios do interior, comemora o diretor de interior, coronel Adilson Silva Tolentino. “A Aspomires é a única associação que tem um portal interativo em que o associado tem a visão de todo o seu atendimento, de suas solicitações, e de suas reclamações. Para ter acesso aos serviços através da internet, o associado e seus dependentes deverão regularizar a situação cadastral”, orienta Adilson.

 

Fotos: Fabio Machado