20 agosto 2015

Aspomires discutirá segurança pública no XV Eneme

 

A Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme) realizará de 26 a 28 de agosto o XV Encontro Nacional de Entidades Representativas de Oficiais Militares Estaduais (Eneme) em Natal, no Rio Grande do Norte.

Representarão a Aspomires na décima quinta edição do evento o vice-presidente da entidade, coronel BM Ref Carlindo Tristão Charpinel; o presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal (CDF), coronel PM Ref Guilherme Rodrigues Santos; o vice-presidente do CDF, coronel PM RR Robinson Pereira Souza; o secretário do CDF, 1º tenente PM RR Jorge Luiz de Melo Barbosa, e o conselheiro do órgão, coronel PM Ref Paulo José Soares Serpa, que também é conselheiro fiscal da Feneme.

O que é o Eneme – Inaugurado em 2004, o Eneme tem por objetivo principal congregar as entidades de oficiais militares estaduais para o fortalecimento da união, da solidariedade e da defesa dos interesses coletivos dos representados da ativa, da reserva ou reformados e pensionistas de policiais e bombeiros militares.

O encontro também reúne as principais lideranças associativas nacionais para analisar e debater as propostas constitucionais em trâmite no Congresso Nacional e o atual quadro político e social brasileiro. Desta forma, o evento prepara uma pauta de ações conjuntas com soluções para as expectativas da sociedade brasileira. A ideia é dar consistência à atuação das entidades de classes por meio de uma ação política unificada, propositiva e pragmática.

Edições capixabas – Esta é a segunda edição do ano do encontro. Em abril, a Aspomires sediou o XIV Eneme em Vitória, no Espírito Santo, marcando a programação em comemoração ao cinquentenário da associação. O evento em território capixaba reuniu cerca de 250 policiais e bombeiros militares de entidades estaduais de várias partes do país para uma programação de palestras, debates e reuniões associativas.

O encontro integrou participantes do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo, Goiás, Alagoas, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal. Foi a segunda vez que o estado recebeu o evento. No ano de 2010, a Feneme e a Aspomires realizaram em Vitória a décima edição do encontro.

 

PROGRAMAÇÃO

 

26/08 – Quarta-Feira

 

20h – Solenidade de Abertura

 

27/08 – Quinta-feira

 

08h – Acolhimento

 

08h30 – 1º Painel

 

Polícia Ostensiva e Polícia Judiciária na Gendarmeria Nacional da    França – Capitão Jean-Paul de Azevedo

Guarda Civil da Espanha – Comandante D. Miguel Cañellas Vicens

 

09h45 – Intervalo

 

10h15 – 2º Painel

 

Ciclo Completo de Polícia – Coronel PMSP Azor Lopes da Silva Júnior, Tenente-Coronel PMSC Marcello Martinez Hipolito, Major PMSC Jorge Eduardo Tasca e Major PMRS Marcelo Pinto Specht

 

15h – Reunião da Feneme

 

28/08 – Sexta-feira

 

08h – Acolhimento

 

08h30 – 1º Painel

Previdência dos Militares Estaduais e seus dependentes – Capitão da Brigada Militar do Rio Grande do Sul Roger Nardys de Vasconcellos

 

Cenário e Estratégias Políticas de Atuação Associativa. O caso de sucesso da ACORS – Major PMSC Wallace Carpes

 

10h – Intervalo

 

10h15 – 2º Painel

 

Ciclo Completo de Polícia e o Cenário Político para as Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares – Coronel PMRRSP Elias Miler da Silva

 

11h – Debate

 

Cenário Político para os militares estaduais no Congresso Nacional – Deputados Federais Militares

 

12h – Encerramento