18 dezembro 2015

Aspomires encerra programação de cinquentenário

 

Após um ano de desafios e conquistas, a Aspomires encerra 2015 e a programação em comemoração aos 50 Anos com uma cerimônia de entrega da Medalha “Gran Mérito Aspomires Coronel Lumberto Maciel de Azevedo”. Associados, conselheiros, diretores, funcionários e parceiros da instituição receberam a condecoração no Cerimonial Aspomires, no dia 11 de dezembro.

O evento foi conduzido pelo coronel PM Ref José Maria Leite, presidente da Comissão do Cinquentenário. O presidente da Aspomires, capitão PM Ref Nailson Pedro Tolentino, saudou a todos homenageados, seus familiares e demais convidados.

“Que feliz coincidência. O encerramento do ano jubilar da Aspomires com clima iluminado de Natal. Dois mil e quinze natais já foram comemorados desde o nascimento de Jesus, em Belém da Judéia. E cinquenta, desde o nascimento da nossa associação. Uma longa caminhada da nossa humanidade. E uma longa estrada percorrida pelos associados”, destaca o capitão na abertura de sua saudação.

Segundo Nailson, a medalha é um gesto de agradecimento às ações de parceria com a associação nestes memoráveis cinquenta anos e um convite à continuidade do trabalho compartilhado.  “Nestes cinquenta anos, novos associados foram recebidos. Maiores e desafiadoras demandas surgiram. A Aspomires foi se adequando, inovando, crescendo. Hoje o associado desfruta de uma série de direitos estatutários que os assistem nos mais variados momentos de sua vida”, destaca o presidente.

Homenagens – Um dos homenageados é o mais antigo e mais idoso membro da Polícia Militar do Espírito Santo, o coronel aposentado Amado Ribeiro dos Santos, de 107 anos.

Ingressou na Polícia Militar do Estado do Espírito Santo no ano de 1928 como soldado. Foi o primeiro oficial-dia do Quartel de Maruípe. Graças ao seu esforço, galgou todos os postos e graduações mediante cursos e concursos, respectivamente, culminando no último posto, o de coronel da polícia militar.

Durante sua trajetória, ele ocupou o posto de observador da costa brasileira contra invasores estrangeiros no período da 2ª Guerra Mundial, atuou como Delegado de Polícia e como subcomandante-geral. Aposentou-se em 1961. Rodrigo Garcia, neto do coronel Amado, representou o militar durante a cerimônia.

Ao todo, 120 medalhas foram oferecidas na festa de encerramento, no Cerimonial Aspomires. A condecoração continuou no dia 16, na sala do Conselho da Aspomires, quando o capitão Nailson e o vice-presidente, coronel BM Ref Carlindo Tristão Charpinel, entregaram a medalha ao subcomandante do PMES, coronel Ruy Guedes Barbosa Júnior; ao diretor de Finanças da PMES, Tenente-coronel Wellington Virgílio Pereira; e ao coronel Reginaldo Santos Silva.

Programação – Ao longo do ano, a associação realizou confraternizações na sede e nas representações em Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, São Mateus, Linhares, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante e Marataízes com o objetivo de aproximar os associados, resgatar e valorizar os laços de amizade e convivência e para divulgar as conquistas da entidade.

A programação do cinquentenário incluiu ainda a realização do XIV Encontro Nacional de Entidades Representativas de Oficiais Militares Estaduais (Eneme). Realizado em parceria com a Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme), o encontro reuniu em abril lideranças associativas de várias partes do país para discutir diferentes temas ligados à segurança pública, em especial, o Ciclo Completo de Polícia.

 

Confira depoimentos dos homenageados:

 

Paulo Araújo de Oliveira – Presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos

 

“A Aspomires, com estes administradores que estão na atual diretoria, está de parabéns pelo trabalho de edificação, pelo trabalho junto aos associados. Isto não é fácil. Eu, como presidente em meu quarto mandato à frente de uma associação, entendo muito bem que, quando você trata bem um associado, você tem esta satisfação de estar hoje num evento completando cinquenta anos juntamente com seus associados, condecorando com a medalha. Isso é muito bom para todos os associados. As associações têm que caminhar junto porque só junto vamos avançar nos interesses sociais”.

 

Sargento PM RR Moisés Marinho

 

“Eu parabenizo esta gestão porque eu a conheço desde o princípio. É uma gestão transparente, honesta, sincera e que sempre foi voltada para o bem do associado. Nunca um associado saiu da Aspomires sem ter os seus anseios realizados. Uma administração em que todos são bem atendidos e que todos nós temos orgulho de tê-la. E não se faz 50 anos se não tiver seriedade e honestidade”.

 

Capitão PM RR Acedina Maria de Sousa – Subsecretária de Assistência Social de Itapemirim

 

“Ao longo dos 30 anos houve um crescimento muito grande da associação de uma pequena sala no Centro de Vitória para esta estrutura física, para a forma de trabalhar, o profissionalismo das pessoas que compõe a equipe, e para todo apoio jurídico, financeiro e social que a Aspomires oferece para seus associados. A Aspomires é hoje uma associação de referência não só para a instituição Polícia Militar mas para as instituições de outros municípios de outros estados. Isto se deve a um amadurecimento, a um amor, a uma dedicação de uma equipe capitaneada pelo capitão Nailson  que, ao longo deste tempo, abraçou a causa de proteger, de ajudar, de conversar, de ouvir os associados da reserva remunerada, os reformados e pensionistas que, ao longo do tempo, foram se agregando aos da ativa”.

 

Coronel Ruy Guedes Barbosa Júnior – Subcomandante-Geral da PMES

 

“Minha relação com a Aspomires é muito profícua. Eu comandei uma unidade por três anos e sempre que solicitei apoio, a Aspomires nunca me deixou na mão. Espero que a diretoria executiva continue a trabalhar desta maneira sempre apoiando não somente as unidades da Polícia Militar (como o apoio dado em 2015 durante o evento festivo e marcante em comemoração aos 180 anos da Polícia Militar) mas, principalmente, apoiando aqueles que fazem a vida da nossa instituição que são os nossos policiais. A gente vê esta preocupação da Aspomires quando a associação institui e cria os núcleos no interior do estado. Se Deus quiser, quem sabe no futuro possamos ter a mesma visão na assistência à saúde do nosso Hospital, possibilitando o atendimento, como a Aspomires faz, lá no interior. Realmente, se o policial do interior, seja do norte ou do sul, que precisa se deslocar para a capital para resolver um problema, tiver esta facilidade, fica muito melhor. Vemos a preocupação e o carinho com os associados da Aspomires”.  

 

Tenente-coronel Wellington Virgílio Pereira – Diretor de Finanças da PMES

 

“Temos quase duas décadas como sócio da Aspomires e ela realmente tem feito a diferença em termos de Polícia Militar. Enquanto a Polícia Militar se preocupa com as questões formais e a instituição de uma maneira geral, a Aspomires tem avançado e se preocupado com o policial militar. A Aspomires tem sido um divisor de águas não somente para a instituição, mas para os policiais militares, individualmente, estejam onde estiverem”.

 

Fotos: Vitor Bermudes