Aspomires homenageia formandos do CAS/2016
20 abril 2017

Aspomires homenageia formandos do CAS/2016

Aspomires homenageia formandos do CAS/2016

Na última quarta-feira (12), foi realizada a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos 2016 (CAS/2016). O evento aconteceu no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública (ISP/PMES) e contou com a participação de autoridades civis e militares. Destaque para a presença do subcomandante-geral da PMES, Cel Rogério Maciel Barcellos, do comandante-geral do CBMES, Cel Carlos Marcelo D’Isep Costa, do chefe do Estado Maior Geral, Cel Márcio Celante Weolffel. A Aspomires foi representada pelo presidente Cap Raimundo, que esteve acompanhado pelo vice-presidente, Cap Juscelio, diretor jurídico, Cel Edmilson, e o Sgt Ribeiro, assessor de segurança da instituição.

A solenidade representou uma importante vitória na carreira dos 120 formandos. A participação no CAS é uma das prerrogativas de ascensão carreira na PMES, é pré-requisito para a promoção à graduação de subtenente. Além disto, o curso tem como objetivo capacitar os graduados a compor o Quadro dos Oficiais Administrativos da instituição e, por conseguinte, exercer o comandamento da tropa tanto no ambiente administrativo quanto em situações operacionais. Este curso teve carga horária de 390 horas/aula, em regime de período integral. Com docentes militares e civis, foram ministradas 19 disciplinas, com destaque para Planejamento Operacional, Direito Administrativo e Legislação Institucional.

Os três melhores alunos dos CAS/2016 foram premiados na solenidade. E a Aspomires também prestigiou o esforço destes alunos, que foram presenteados pela instituição. O 1º lugar no curso, Sgt Vagner Osato, recebeu um tablet com teclado e Windows 10 instalado. O 2º colocado, Sgt Valteir Matos dos Santos, foi homenageado com um smartphone K10, de última geração, e o 3º melhor formando, Sgt Rubens Lopes de Oliveira, foi premiado com um relógio social Técnos.

O 1º colocado no curso, Sgt Osato, agradeceu a homenagem. “É muito importante este reconhecimento da Aspomires, que é uma valorosa instituição, que sempre apoia aos militares capixabas”, destacou o formando. E complementou: “Agradeço a Deus e à minha família e queria deixar os parabéns a todos os colegas de curso, que me ajudaram muito. Todos foram merecedores. Minha perspectiva profissional foi ampliada com a conclusão deste curso, o conhecimento adquirido será fundamental para o exercício da nova função”.

Para o comandante do ISP, Ten Cel Lyra, a parceria com a Aspomires é fundamental tanto para o instituto, quanto como incentivo aos alunos. “A Aspomires sempre foi parceira, já conferi a participação da entidade em outras unidades em que atuei. É uma associação que luta pela qualidade de vida dos anos militares. E é o que tem sido feito”, avaliou o comandante. Ele apontou que os formandos estão prontos para os novos desafios da carreira. “O Instituto fica com sentimento do dever cumprido. Estamos devolvendo, para a sociedade, profissionais devidamente capacitados, munidos de conhecimentos necessários para exercer as atribuições que serão dadas aos novos sargentos. Todos formaram com louvor e a escola sente-se orgulhosa pela vitória de cada um destes alunos”, destacou.