20 agosto 2021

Aspomires implanta atendimento psicológico presencial

Já teve início na ASPOMIRES o atendimento psicológico presencial para todos associados e pensionistas. Este serviço, é uma das atividades desenvolvidas neste 2º semestre visando dar uma comodidade a mais aos interessados, pois, há um espaço físico exclusivo para os atendimentos (sala reservada). Como também, todas as condições de acessibilidade na própria edificação na sede administrativa em Vitória. 

Lembrando que, a administração da entidade atua com a máxima intenção de ampliar diversos benefícios ainda em 2021. Desta forma, agora os associados já podem contar com o novo atendimento psicológico.

Para marcar um horário é necessário um agendamento prévio sendo necessário entrar em contato com a ASPOMIRES ou ainda enviar mensagem pelo WhatsApp (27) 99794-8055.

O atendimento é realizado pela  psicóloga Drª Dáustria Camargo Kamimura que atua com a terapia  EMDR (Eye Movement Dessensitization and Reprocessing), que em português significa dessensibilização e reprocessamento através do movimento dos olhos –  uma nova abordagem psicoterapêutica que desbloqueia memórias dolorosas através de estimulação bilateral do cérebro.

Na prática é transformar lembranças traumáticas, eliminando a carga negativa e as emoções associadas aos trauma. Nesta terapia EMDR, são aplicados estímulos bilaterais que conduz o paciente  ajudando-o a lembrar de uma experiência traumática, guiando-o para que seu cérebro reprocesse o trauma e o deixe no passado.

O EMDR normalmente é utilizado para reduzir sintomas de ansiedade, manifestações depressivas e para melhorar, de forma global, a saúde mental do paciente. Trata-se de um método especialmente eficiente em questões relacionadas a eventos traumáticos. 

Antes de nada, o psicólogo vai analisar a história de vida do paciente, para identificar os pontos de memória positiva e de memória traumática. Após esta fase de preparação, se estabelecem os exercícios que serão usados para atuar nos pensamentos negativos, nas experiências traumáticas e nas sensações corporais.

Normalmente são usados os movimentos dos olhos, tons auditivos e toques para desencadear as ações de reprocessamento. Os exercícios são repetidos até que não haja mais angústia no relato do paciente. O trauma, através do EMDR, é transformado em sentimento positivo e de confiança.

Quem pode fazer EMDR? Pode ser indicada para crianças, adolescentes e adultos.

Como é feito o atendimento? 

É na sessão de terapia, que o profissional intervém por meio da mediação verbal ou até mesmo de algumas técnicas não verbais. Dessa forma, mais do que interpretar a fala do paciente, mais do que formular hipóteses sobre o problema psicológico, o terapeuta precisa intervir. Normalmente são usados os movimentos dos olhos, tons auditivos e toques para desencadear as ações de reprocessamento. Os exercícios são repetidos até que não haja mais angústia no relato do paciente. O trauma, através do EMDR, é transformado em sentimento positivo e de confiança.

 

Veja agora as informações completas do atendimento:

 Drª Dáustria Camargo Kamimura – Psicóloga (Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental)

Dias de atendimento: Todas as terças-feiras

Horário: 08:00 às 16:00 horas

 

Todos os critérios de atendimento presencial vão estar dentro das diretrizes e normas das autoridades de saúde pública do ES.

 

 

 

 

 

Acesse o nosso site, diariamente com informações atualizadas: clique aqui, http://www.aspomires.com.br

Publicação da Diretoria de Relações Públicas – Aspomires

Cap PM RR Andréa de Oliveira Silva
Diretora de Relações Públicas