Aspomires participa das comemorações pelos 182 anos da PMES
14 abril 2017

Aspomires participa das comemorações pelos 182 anos da PMES

Para celebrar o 182º aniversário da Polícia Militar do Espírito Santo, foi realizada uma solenidade no auditório do Quartel do Comando-Geral, na capital. Autoridades militares e civis prestigiaram o evento, que contou com a participação o governador Paulo Hartung, o secretário de Segurança Pública, André Garcia, e o comandante-geral da PMES, Cel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho. A Aspomires estava representada pelo presidente Cap Raimundo, acompanhado pelo diretor de Relações Públicas, Cel Carlos Henrique.

Homenagens a policiais militares, promoções de oficiais, assinatura de projeto de lei para concessão de auxílio pecuniário e a entrega oficial de novas viaturas marcaram a cerimônia. A medalha “Valor Policial Militar”, criada com objetivo de prestigiar os bons profissionais da Corporação, foi entregue a militares com 28, 20 e 10 anos de carreira militar. A comissão responsável analisa a conduta do militar, levando em consideração princípios como lealdade, valor, constância e fé. Ao todo, onze militares foram homenageados com medalhas de ouro, prata e bronze, dependendo do tempo de serviço. Entre os agraciados, estava o comandante-geral, Cel Nylton Rodrigues. Outro reconhecimento foi a entrega de placa pelos inestimáveis serviços prestados à sociedade capixaba ao Cel Ilton Borges Correa.

Com a promulgação da lei complementar nº 848 neste ano, o governo do Estado determinou novos critérios de promoção de oficiais combatentes da PMES e CBMES. Entre as definições desta lei, ficou estabelecido que as novas promoções devem acontecer sempre no dia do aniversário da Corporação. Assim, conforme publicado no Diário Oficial desta data, a PMES promoveu 12 coronéis e 13 tenentes-coronéis. Os novos coronéis compartilham os sentimentos de orgulho e satisfação com a promoção recebida.

Para o Cel Altiere de Carlo da Silva Machado, é uma honra chegar ao ápice da carreira e, mais do que nunca estar disposto a trabalhar para ajudar o estado do Espírito Santo. “Com humildade e experiência, devo desenvolver um trabalho de motivação, que dê frutos para nossa sociedade”, garante. Já o Cel Aleksandro Ribeiro de Assis destaca que este é um momento de realização profissional, aguardado desde que entrou na Corporação. “Olho para trás e agradeço e olho para frente na expectativa de poder colaborar com o crescimento da PMES”, afirma. O Cel Alessandro Marin conta o que representa este momento especial: “Esta promoção tem uma simbologia pelo fato de fazer parte da 1ª turma de oficiais formada no ES, em 1994. Esta minha promoção representa este investimento que foi feito no passado”. E o Cel Márcio Eugênio Sartório destaca a responsabilidade deste reconhecimento. “É um sentimento misto de orgulho e responsabilidade. É uma fase de reconstrução e valorização dos bons profissionais da PMES. E vamos ombrear o comandante-geral, participando deste processo”, aponta.

O comandante-geral da Corporação agradeceu a presença do governador Paulo Hartung e destacou a reestruturação da PMES. “A PMES tem demonstrado a capacidade de se reinventar, buscando aprimorar suas ações na busca pela excelência nos serviços prestados à sociedade capixaba. Temos a competência para, mesmo em momentos de crise, somar todas as nossas forças para restabelecer a tranquilidade”, ressaltou Cel Nylton. E finalizou: “A PMES é um patrimônio do povo capixaba, é a instituição mais antiga do nosso estado. E nossa grande responsabilidade, à frente da Corporação, é tratar bem da nossa história, honrá-la, e conduzi-la com a certeza de que existimos pelas mãos do povo. A PMES existe graças ao trabalho do povo, existimos pela sociedade e para sociedade. Somos filhos do povo capixaba”.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, André Garcia, no aniversário da PMES, quem ganha é a sociedade capixaba. “A Corporação está realizando, hoje, a operação ‘06 de abril’, prestando seus serviços em todo estado. Esta operação é uma demonstração desta mudança de perfil, com todo um processo de reconstrução, sobretudo, da relação entre a PMES e a sociedade”, ressaltou o secretário. André Garcia destacou ainda a figura do policial militar. “É preciso lembrar sempre que, dentro das fardas da PMES, existem cidadãos. Homens e mulheres que merecem todo nosso respeito e dignidade. E devemos nos guiar por este caminho”, pontuou o secretário.

Na solenidade, o governador Paulo Hartung assinou um projeto de lei para aprovação do bônus pecuniário. Este incentivo será destinado aos policiais responsáveis por apreensões de armas de fogo, como forma de reconhecimento pela produtividade do militar. O projeto será encaminhado à Assembleia Legislativa. Além disto, o governador realizou oficialmente a entrega de 53 novas viaturas à PMES. Paulo Hartung afirmou que é necessário que a Corporação cultue seu passado, com a visão no futuro, a fim de que se torne cada vez melhor. “Esta instituição e o governo tem um mesmo dono, que é o povo capixaba. E parte destes donos encontra-se na periferia do nosso estado. Por isto, a PMES está se reinventando para buscar a excelência na prestação de serviço ao nosso patrão – o povo capixaba”, finalizou.