26 novembro 2013

Aspomires quer sediar Eneme 2015

 

A Aspomires se candidatou a sediar o Encontro Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais que será preparado pela Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme) para acontecer em 2015. O presidente da associação, capitão PM Ref Nailson Pedro Tolentino, apresentou o nome da instituição em Assembleia Geral durante o 13º Eneme, realizado de 20 a 22 de novembro, em Belo Horizonte (Minas Gerais). A proposta foi apresentada com o apoio do presidente da Associação dos Oficiais Militares do Espírito Santo – Assomes (Clube dos Oficiais), coronel PM RR Marco Aurélio Capita da Silva.

A comitiva capixaba foi integrada ainda pelo presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal (CDF), coronel PM Ref Guilherme Rodrigues Santos, pelo conselheiro do CDF, coronel PM Ref Paulo José Soares Serpa e pelo diretor de Patrimônio e Interior, coronel PM RR Adilson Silva Tolentino. A escolha da sede do evento somente será feita em 2014 durante a realização dos próximos encontros. Em 2010, a Aspomires abrigou a décima edição do evento, em Vitória.

“Propusemo-nos sediar o evento em 2015 – ano em que a Aspomires completará 50 anos – para ampliar e fortalecer a participação da associação no debate nacional dos principais temas ligados à segurança pública. A iniciativa também entra em sintonia com este novo momento de reorganização administrativa e modernização da gestão vivido pela nossa entidade”, ressalta o capitão Nailson.

Outro temas – Reunidos na capital mineira, oficiais militares de vários estados brasileiros discutiram ainda temas como “Reflexos da Desmilitarização das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares no Brasil”, “A Justiça Militar e a Vitaliciedade dos Oficiais”; “Previdência dos Militares Estaduais”; “Ciclo Completo de Polícia”; “Panorama Nacional Atual: Congresso Nacional e STF”. Em sintonia com outros países, os participantes também acompanharam palestras sobre o “Sistema Policial Francês e a Gendarmeria Nacional de Investidura Militar” e o “Sistema Policial Espanhol e negociações salariais”.

Aspirantes – Os diretores da Aspomires aproveitaram o encontro para homenagear os 22 alunos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). A turma, que se formará no próximo dia 29 de novembro, em Minas Gerais, também participou do 13º Eneme. Os formandos retornarão ao Espírito Santo, no dia 06 de dezembro, e já poderão executar os serviços de segurança pública no cargo de aspirante a oficial.

AMEBRASIL –  Durante a viagem a Belo Horizonte, os diretores da Aspomires também participaram da Assembleia Geral da Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Brasil (AMEBRASIL). Dentre as decisões da reunião está a aprovação do novo estatuto, que permite a inclusão de entidades voltadas para o atendimento de praças.

“O estatuto anterior da AMEBRASIL só permitia a filiação de entidades de oficiais. Com a reformulação, a instituição nacional passa a representar os militares de soldado a coronel, permitindo o ingresso com ações de interesse da categoria, principalmente, no Supremo Tribunal Federal (STF)”, informa o coronel Adilson Tolentino.