25 setembro 2012

Assistência Jurídica ganhará novo sistema de gestão

 

Quem é associado da Aspomires sabe que pode contar, permanentemente, com uma equipe qualificada de advogados para solucionar de forma gratuita conflitos em diferentes áreas do Direito. Com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento, a assistência jurídica ganhará um Sistema de Gestão Integrada. A ação faz parte do Plano Estratégico elaborado pela instituição para execução no período de 2012 a 2016.

A medida foi discutida com a Diretoria Jurídica e com os advogados dos cinco escritórios contratados pela associação para atuação na sede durante reunião realizada na última quarta-feira (19/09). O diretor de Interior, Cel PM RR Adilson Silva Tolentino, apresentou aos especialistas o relatório produzido a partir da análise dos dados dos atendimentos gerais feitos pela assistência jurídica, no ano de 2011, com o objetivo de diagnosticar o volume e a qualidade dos serviços oferecidos aos associados.

De acordo com o levantamento, no ano passado, a associação realizou, por meio dos escritórios contratados para atuação na sede, 3.691 atendimentos iniciais.  Deste total, 40% correspondem a situações na Área de Família; 26% na Cível; 18% na Área Administrativa; 9% na Criminal e 7% dos atendimentos estão relacionados à defesa do associado em Processos Administrativos Disciplinares (PAD).

Conforme os dados, no ano passado, 783 processos tramitaram na Justiça por meio destes escritórios contratados da sede da Aspomires. Em 2011, a Aspomires desembolsou R$ 725.900,00 com o pagamento dos serviços de assistência jurídica prestados em todo o Estado do Espírito Santo.

“O levantamento mostrou ser a demanda compatível com a capacidade de atendimento da associação. Após a análise dos dados, a proposta é implantar um Sistema de Gestão Integrada para aperfeiçoar o controle e o acompanhamento dos processos, incluindo, por exemplo, o monitoramento online das decisões judiciais”, destaca o coronel Adilson.

Na opinião da advogada da associação, Rafaela Pretti, a pesquisa desenvolvida pelo Plano Estratégico revelou a quantidade de atendimento e identificou os principais desafios da assistência jurídica. “Com base nestes dados, buscaremos soluções para melhorar a assistência. Vamos desenvolver um programa de controle de processos para acompanhar mais de perto o trabalho dos advogados, facilitando o acesso dos associados ao andamento destes processos”, destaca Rafaela.

Integração e Pioneirismo – A advogada Melissa Leite, do Escritório Arruda Leite Advogados Associados, atende questões da área Cível dentro da associação. Na avaliação da profissional, a reunião mostrou aos especialistas a dimensão da estrutura jurídica oferecida pela entidade como um todo. “A pesquisa apresentada durante a reunião nos possibilitou trocar ideias, perceber as dificuldades enfrentadas pelos demais profissionais e identificar em cada área o que é preciso melhorar para aperfeiçoar o atendimento”, conta Melissa.

Para a advogada, a reunião promoveu a integração entre os advogados, a partir do compartilhamento de ideias e informações, e ainda possibilitou aos especialistas verem a assistência jurídica de uma forma conjunta, despertando um novo nível de consciência. “Muitas vezes, uma dificuldade enfrentada por uma área pode ser a mesma vivenciada pela outra, com isso, podemos descobrir soluções comuns para as diferentes especialidades”, analisa.

Melissa Leite também destacou o pioneirismo da entidade no planejamento de ações de qualificação do atendimento jurídico, pois torna a Aspomires referência para as demais associações.

Assistência Jurídica – A Aspomires oferece assistência jurídica gratuita aos associados nas seguintes áreas: Família, Cível, Administrativa, Criminal e Processos Administrativos Disciplinares (PAD). Na sede, o atendimento é feito por meio de cinco escritórios contratados que ficam disponíveis para o associado durante 48 horas semanais para atendimento presencial. A instituição também oferece assistência gratuita no interior do estado por meio de uma extensa rede de escritórios conveniados, abrangendo todas as regiões capixabas.