21 maio 2015

Associado poderá consultar processos no portal da Aspomires

A Assistência Jurídica, uma das mais importantes da Aspomires, ganhará ainda mais qualidade, agilidade e transparência. O atendimento feito pelos advogados na sede, na Grande Vitória, e nos escritórios credenciados no interior em breve passará a ser registrado dentro do Sistema de Gestão Integrada desenvolvido e implantado pela instituição para modernizar e aperfeiçoar os serviços prestados aos associados. A instituição começou a treinar os advogados para manuseio da nova ferramenta de gestão.

Todo o atendimento será registrado no sistema, assim como as informações sobre a evolução de cada processo iniciado pelo associado. Quem estiver devidamente regularizado poderá acompanhar o andamento da sua demanda através da internet mediante a senha de acesso ao portal da entidade.

Com a integração da assistência jurídica ao sistema, a associação quer acompanhar mais de perto o atendimento para avaliar e, consequentemente, aperfeiçoar o serviço. Sem um controle e o gerenciamento das informações jurídicas, muitas informações se perdiam, gerando atrasos no atendimento e desencontros de dados.

Controle – Para o coordenador do Planejamento Estratégico, coronel PM RR Adilson Silva Tolentino, o novo sistema é muito importante tanto para a gestão da associação no atendimento jurídico quanto para o associado. “Não havia antes um controle sistematizado destes atendimentos. Isso gerava uma falta de informação para a associação e dificultava o acompanhamento de cada caso e o fornecimento de dados sobre o processo para o associado. Com o sistema, interagindo na rede de internet, podemos acompanhar de forma online tudo o que o advogado está fazendo no momento daquele atendimento e todo o andamento dos processos”, explica o coronel.

Para Graciela Cristina Geraldo, consultora da Infopar, empresa de Tecnologia da Informação contratada para estudo e implantação das inovações, o associado passa a ter um sistema para registrar desde o primeiro atendimento, as execuções que ocorreram no processo até o encerramento. “Toda a interação jurídica com o associado será registrada no sistema. A diferença é que antes esta informação ficava somente com o advogado. Com o registro no sistema, a informação passa a ficar disponível no portal, tornando o atendimento bem interativo sem necessitar da presença física do associado”, informa a consultora.

Integração – Quem participou do treinamento foi o advogado José Mario Vieira do Quintão e Vieira Advogados, um dos escritórios responsáveis pelo atendimento dos associados na sede, em Vitória. Um dos fundadores do setor jurídico da associação, José Mário enalteceu os investimentos na modernização gerencial e tecnológica da entidade.  Na sua avaliação, o novo sistema aperfeiçoará o atendimento ao associado e ajudará no controle interno das atividades dos escritórios.

“Não ter um sistema deixava a desejar em alguns aspectos, principalmente, no que diz respeito ao retorno do que o advogado está fazendo para cada associado e esse feedback junto à diretoria jurídica. Hoje, o próprio associado que estiver inserido no sistema terá acesso direto ao que está sendo realizado em virtude da sua solicitação. O novo sistema ajudará na integração em relação ao que o associado está solicitando e a resposta que a associação através da assessoria jurídica está prestando. Evita que muitas vezes o associado se desloque de casa desnecessariamente. A partir de agora, de sua própria casa ou através de um dispositivo móvel, ele mesmo poderá fazer a consulta”, ressalta o advogado.

Agilidade – Há quatro anos, o advogado Pacelli Arruda Costa atende os associados na sede, em Bento Ferreira, em Vitória. Segundo o especialista, a mudança traz benefícios tanto para o associado quanto para o advogado.

“O novo sistema é importante tanto pra nós advogados pra podermos conduzir o processo e visualizar de forma fácil o andamento deste processo, quanto para o próprio associado que terá mais informações através de um canal muito mais fácil, via internet. Isso facilita a relação com o associado e com a própria associação. (…) Hoje a maior dificuldade é fornecer informação ao associado de forma rápida. Com este sistema, ele poderá fazer esta consulta em casa”, relata Pacelli.

A integração das ações da Diretoria Jurídica dentro do Sistema de Gestão Integrada será realizada por etapas pelas regiões onde há representações da associação. O processo foi iniciado na Grande Vitória e depois percorrerá as diferentes áreas do Espírito Santo. As mudanças fazem parte do Planejamento Estratégico elaborado pela instituição para modernizar a gestão e aperfeiçoar os serviços prestados aos associados.