28 fevereiro 2013

Batalhão de Polícia Ambiental comemora 25 anos com Seminário e Exposição

O Batalhão de Polícia Ambiental está comemorando 25 anos com dois eventos abertos ao público. Amanhã (dia 1º de março), a partir das 10h, será inaugurada a exposição “25 anos do Policiamento Ambiental no Espírito Santo”, no Shopping Vitória. Serão apresentados diversos artefatos utilizados pelos policiais nas ações, além de fotografias que mostram o trabalho desenvolvido. E no próximo dia 07 (quinta-feira), acontecerá o II Seminário sobre Meio Ambiente do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).

A exposição trará um estande, posicionado na Praça Mar, em frente ao Banco do Brasil, no primeiro piso do Shopping, com animais silvestres taxidermizados, equipamentos usados durante as atividades da Polícia Ambiental, uma viatura e um barco, entre outros. Contará ainda com cerca de 50 fotografias feitas pelos próprios policiais durante ações da Polícia Ambiental, além de informações sobre a proteção ao Meio Ambiente. A exposição conta com o patrocínio da Aspomires e pode ser vista até o dia 08 de março.

Já o seminário discutirá as implicações no âmbito estadual das mudanças trazidas pela Lei Complementar nº140/11, que trata da cooperação entres as diversas instâncias governamentais nas ações de proteção ambiental. Durante o encontro serão discutidos ainda os rumos da fiscalização e do policiamento ambiental no Espírito Santo. O evento contará com a participação do comandante do Policiamento Ambiental da Polícia Militar de São Paulo, coronel Milton Sussumu Nomura, o comandante do BPMA de Santa Catarina, tenente-coronel Leibnitz Martinez Hipolito, e o representante o Instituto Homem Pantaneiro (MS), o tenente-coronel Ângelo Rabelo.

O evento será realizado no Parque Botânico da Vale, das 8h às 17h, e é aberto ao público. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 05 (terça-feira) pelo e-mail: bpma@pm.es.gov.br.

Histórico BPMA

A primeira unidade de policiamento ambiental do Espírito Santo, a Companhia de Polícia Florestal, que deu origem ao BPMA, foi instalada no dia 03 de março de 1988, em Cariacica. Na época, a subunidade policial era responsável por diversas ações de fiscalização ambiental em todo o Estado.

Atualmente o BPMA, sediado no município de Serra, conta com o efetivo de 170 policiais militares, que atuam em quatro companhias destacadas no território capixaba, nos municípios de Cariacica, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus. Além disso, o BPMA possui outras sete bases operacionais, entre Pelotões e Destacamentos de Polícia Ambiental, protegendo e controlando o uso sustentável de riquezas naturais renováveis e não renováveis e apoiando os diversos órgãos de fiscalização ambiental no Estado.

Além das ações de fiscalização e repressão, o BPMA executa e apoia ações e projetos de educação ambiental, para formação e informação das comunidades rurais e urbanas, bem como de professores e alunos em todo o estado.

Serviço

Exposição “25 anos do Policiamento Ambiental no Espírito Santo”

Data: de 1º a 08 de Março
Local: Shopping Vitória – Praça Mar, no primeiro piso, em frente ao Banco do Brasil
Horário: de 10 às 22 horas

II Seminário sobre Meio Ambiente do BPMA

Dia: 07 de março de 2013
Local: Parque Botânico da Vale
Horário: 08 às 17 horas
Mais informações: 3636-1650 ou bpma@pm.es.gov.br

Inscrições gratuitas até dia 05 de março pelo e-mail: bpma@pm.es.gov.br