1 março 2014

BPMA intensifica fiscalização em parques no carnaval

 

Quer aproveitar o feriado de carnaval para chegar bem perto da natureza? A dica do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) é visitar o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, situado em Alegre, no sul do Espírito Santo. Com o aumento de turista na região nesta época, atraídos pelas belezas naturais, o batalhão intensificou a fiscalização nas unidades de conservação do sul com objetivo de orientar o visitante e prevenir danos ambientais.

O comando da 4ª Companhia do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) elaborou um cartão programa de policiamento em diversos turnos nas unidades para priorizar locais que, por suas características ambientais, estão propensos a ocorrências de danos, que culminam em crimes.

“Já é comum nos feriados prolongados darmos uma atenção ainda maior às duas unidades de conservação no sul do estado, até porque não podemos ficar aguardando somente denúncias para agirmos. Afinal, o papel da Polícia Militar Ambiental é a prevenção de crimes e, por isso, adequamos de forma técnica o nosso cartão programa ambiental para esse período”, informa o comandante da 4ª Companhia, com sede em Cachoeiro de Itapemirim, capitão Reinaldo Faria.

Saiba Mais – O Parque da Cachoeira da Fumaça, localizado em Alegre, receberá os visitantes durante todo o feriado, das 8 às 17 horas. Além da presença preventiva e da fiscalização da Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros de Cachoeiro de Itapemirim e outros voluntários reforçarão a segurança dos banhistas na cachoeira, principal atrativo da unidade.

A Cachoeira da Fumaça tem uma exuberante queda d’água de 144 metros de altura, além de trilhas bem demarcadas e de fácil acesso. O turista encontra ao longo do rio, cascatas e corredeiras e ainda pode apreciar a flora bem representada pelos jacarandás-de-espinho e a fauna cujas espécies incluem animais em extinção como a lontra.

Como chegar – A pouco mais de 190 km de Vitória, deve-se seguir pela Rodovia BR-101 Sul até Safra, em Cachoeiro de Itapemirim. Em seguida, se dirigir à BR 482, passando pelo município de Alegre, em direção à Guaçuí, até chegar ao distrito de Celina. A estrada de acesso à Cachoeira estará cerca de 16 km. Atualmente existe sinalização indicativa do Parque Estadual.

Para visitar é necessário agendamento prévio. O telefone do Parque da Cachoeira da Fumaça é o (28) 9-9999-0639. Em decorrência de obras de melhoria da infraestrutura, o Parque Estadual do Forno Grande não receberá visitas neste período.

Polícia Militar Ambiental – Os contatos com a Polícia Militar Ambiental poderão ser feitos através dos telefones: 4ª Companhia em Cachoeiro de Itapemirim: (28) 3521-3358 ou (28) 3521-3389 e 2º Pelotão Região do Caparaó: (28) 3553-2042 ou (28) 3553-1398.

E-mail: cmt4cia.bpma@pm.es.gov.br (em toda região Sul do ES).

 

Orientações aos visitantes:

– Leve o protetor solar;

– Não jogue lixo na mata e nem no rio;

– Não retira nada da mata;

– Visite o parque com a orientação do funcionário da unidade;

– Informe-se sobre a profundidade do rio antes de nadar;

– Não é permitida a entrada de animais domésticos, exceto cães guias;

– Não é permitida atividades de camping;

– Não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas;

– Não é permitido fazer qualquer uso de fogo (fogueiras, churrasqueiras, etc.);

 

Fotos/Vídeo: Capitão PM RR Roberto Martins/BPMA

Fonte de dados: Batalhão de Polícia Militar Ambiental e Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema)

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=hZwsck1wfNs&list=UUiaD4kks9T5_9jBzLdyE0MQ&feature=share&index=9