8 outubro 2013

Campanha de Desarmamento será relançada no Espírito Santo

 

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) relançará ainda este ano a Campanha Nacional do Desarmamento com objetivo de incentivar a população a entregar armas de fogo voluntariamente ao poder público. Nesta terça-feira (08/10) foram destruídas mais de duas mil armas apreendidas pelas Polícias Militar, Civil e Federal em operações de segurança ou durante ações de desarmamento voluntário.

Foi utilizado um rolo compressor para destruir o arsenal durante evento no 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, na Prainha (Vila Velha). Em seguida, as armas foram encaminhadas a uma usina da ArcelorMittal, em Jardim América (Cariacica), para incineração.

De acordo com dados da Sesp, no período de 1º de janeiro a 29 de setembro, foram recolhidas cerca de 300 armas nos postos de coleta de armas do estado. No ano de 2012, 3.692 armas de fogo foram apreendidas pelas polícias no Espírito Santo. Em 2013, de janeiro a julho, os agentes de segurança recolheram 2.504 armas em ações de policiamento.

O cidadão interessado em entregar voluntariamente sua arma não precisa se identificar e recebe uma indenização no valor que pode variar de R$ 150 a R$ 450,00, de acordo com o tipo de armamento. As munições precisam ser levadas separadamente, mas não são indenizadas.

Após a entrega da arma, a indenização fica disponível para saque 24 horas no Banco do Brasil por um período de 30 dias. Para efetuar o transporte legal da arma é necessário retirar uma guia de trânsito específica no site da Polícia Federal. A arma também deve estar descarregada e embalada. Cinquenta e dois postos de coleta de armas serão reativados em unidades das Polícias Militar e Civil, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

A Campanha Nacional do Desarmamento busca a mobilização da sociedade brasileira para retirar de circulação o maior número possível de armas de fogo. Além da entrega, a campanha “Proteja sua família. Desarma-se” tem o objetivo de conscientizar a população para os riscos de ter uma arma de fogo.

Saiba mais: http://www.entreguesuaarma.gov.br/desarmamento.

Foto: Assessoria de Comunicação Sesp/Governo do ES