13 março 2013

Capitão Nailson conquista sexto mandato consecutivo

 

Nailson Pedro Tolentino nasceu em 08 de maio de 1936 em uma família pobre de agricultores de Linhares, no interior do Espírito Santo. Aos 18 anos deixou a terra de origem e se dirigiu à capital capixaba para se alistar no Exército. No entanto, foi liberado de servir às Forças Armadas. Neste instante, decidiu permanecer em Vitória para tentar uma vaga na Polícia Militar. Ainda não sabia ler nem escrever. Após ser aprovado no exame de saúde da corporação, Nailson ingressou no trabalho policial, se matriculou nas séries iniciais para, em seguida, alcançar o curso técnico de contabilidade. A partir daí, iniciou carreira como contador de órgãos militares ao longo de 25 anos.

Em 1992, assumiu o cargo de tesoureiro na Aspomires, quando a entidade só atendia aos militares aposentados e ainda funcionava no Edifício Navemar, no centro da cidade, num ambiente com poucas condições de trabalho e reduzido quadro de pessoal. Seis anos depois, em 1998, ao ser eleito presidente da associação pela primeira vez, o capitão tomou a decisão de abrir as portas da entidade para estender a assistência aos militares da ativa.

Já em seu segundo mandato, no ano de 2002, ele foi responsável pela compra do terreno e do imóvel que abrigariam a nova sede da entidade, em Bento Ferreira, numa das regiões de maior valorização imobiliária da Grande Vitória, próximo ao Hospital da Polícia Militar. Neste mesmo ano, outra medida adotada pela gestão foi a criação do serviço jurídico gratuito.

Inaugurada em 2003, a sede de Bento Ferreira foi reformulada para abrigar salas administrativas, possibilitando o aumento do número de funcionários e a melhoria da estrutura de trabalho e atendimento ao associado. Na ocasião, o quadro de advogado foi ampliado e distribuído nas áreas de Família, Criminal, Processo Administrativo e Disciplinar.

No ano de 2004, em seu terceiro mandato, o capitão Nailson comandou a criação da Diretoria Jurídica, ampliando o processo de qualificação da assistência nesta área com a criação de uma rede de advogados distribuídos em cinco especialidades (Cível, Família, Administrativa, Processos Administrativos Disciplinares e Criminal). O associado passou a contar com atendimento jurídico tanto na sede quanto no interior.

Durante o quarto mandato, em 2007, o capitão levou a estrutura básica de atendimento da associação para o interior do Espírito Santo ao instalar as representações. Hoje, existem representações em Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Marataízes, Nova Venécia e São Mateus. Neste mesmo mandato, em 2008, o capitão criou o projeto de expansão física da entidade com a finalidade de aumentar a área construída de 300 para 1.200 metros quadrados. O prédio antigo foi reformado e remodelado para oferecer ambientes mais modernos, humanizados e confortáveis.

A expansão contou ainda com a construção, ao lado do prédio administrativo, do Cerimonial Aspomires, um espaço dotado de arquitetura arrojada e funcional para atender aos eventos sociais da região metropolitana. Este centro tem por função apoiar o incremento de recursos financeiros utilizados pela entidade para a melhoria das assistências social e jurídica. A obra foi entregue aos associados em dezembro de 2012, ao final do quinto mandato do presidente.

Ao longo do último triênio, o capitão Nailson também comandou a elaboração do primeiro Planejamento Estratégico da Aspomires com o objetivo de modernizar e qualificar melhor a gestão para atender aos anseios e necessidades dos associados. O novo instrumento de gestão foi construído de modo coletivo e participativo, envolvendo diretores, conselheiros, funcionários e associados. Seguindo as modernas técnicas de administração, o plano é composto por um conjunto integrado de ações que começaram a ser executadas em 2012 e que deverão ser implantadas até o ano de 2016, ano em que se completará o sexto mandato do capitão PM Ref Nailson Pedro Tolentino como presidente da Aspomires.