CBMES inaugura Unidade Padrão na região das montanhas capixabas
28 outubro 2016

CBMES inaugura Unidade Padrão na região das montanhas capixabas

2ª Cia do 4º BBM - Br 262 em Venda Nova do Imigrante

2ª Cia do 4º BBM – Br 262 em Venda Nova do Imigrante

Na última sexta-feira (21), o Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo – CBMES – comemorou a inauguração da Unidade Padrão no município de Venda Nova do Imigrante. A solenidade contou com a participação do governador do estado, Paulo Hartung, do secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, André de Albuquerque Garcia, do comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel Carlos Marcelo D’Isep Costa, entre outras autoridades civis e militares, além da população de Venda Nova do Imigrante. A Aspomires marcou presença no evento com a participação do diretor de Relações Públicas, Cap Victorino e do diretor adjunto da pasta de Ação Social, Sub Ten Benedito Cajá.

Com 2,8 mil m² de área construída, este projeto vai abrigar a 2ª Companhia do 4º Batalhão e seguiu as mesmas características arquitetônicas aos quartéis do CBMES. A Unidade Padrão prevê soluções de reaproveitamento da água da chuva e utilização de energia solar. Além da redução dos custos com a obra e manutenção, o projeto visa à redução do tempo de resposta aos atendimentos na região das montanhas capixabas.

De acordo com o Governo do Estado, foram investidos R$5 milhões entre a construção, equipamentos e materiais. A unidade vai atender, além do município de Venda Nova do Imigrante, às cidades de Afonso Claudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Muniz Freire, Iúna, Irupi e Ibatiba. Com esta nova estrutura, quase 155 mil habitantes serão beneficiados.

De acordo com o comandante geral do CBMES, esta inauguração é resultado da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante. “A presença do Corpo de Bombeiros Militar naquele Município certamente vai melhorar o atendimento às emergências, com destaque para os acidentes automobilísticos e incêndios em vegetação, mas também terá impacto muito positivo na segurança contra incêndio e pânico de todos os municípios circunvizinhos”, analisa Cel D’Isep.

Cel D´Isep destaca ainda o convênio firmado com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “Uma parceria está firmada no sentido de que as equipes do SAMU fiquem baseadas neste novo quartel, o que deve gerar benefícios efetivos para a sociedade”, ressalta o comandante geral do CBMES.

Para o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, esta obra é relevante tanto para a região quanto para o planejamento das ações de Governo. “Solenidades como esta nos proporciona alegria e satisfação. Trata-se de uma entrega importante para a sociedade. São poucas as instituições que estão investindo em obras no país, mas nós estamos conseguindo”, analisou André Garcia.

Em discurso, o governador do estado, Paulo Hartung, enfatizou que a administração do Espírito Santo tornou-se referência para os demais estados. Segundo o governador, o estado visa ser portador de oportunidades pós-crise. “Estamos aqui, hoje, trazendo esta unidade que é tão importante para a prestação de serviço para a comunidade. Vamos seguindo em frente, pois a situação não está fácil, mas esta crise vai passar. Todas passam. Não podemos é fazer coisas erradas durante este período”, finaliza o governador.