16 dezembro 2014

CFA encerra Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos 2014

 

Após 371 horas de estudo e aprendizado, 147 militares concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) – 2014, ministrado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar do Espírito Santo (CFA), sediado em Santana, no município de Cariacica.

A solenidade de formatura foi realizada na quinta-feira (11/12), no Cerimonial Aspomires, em Bento Ferreira (Vitória-ES), com a presença de autoridades militares, em especial, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Edmilson dos Santos; o comandante do CFA, tenente-coronel Márcio Celante Weolffel; o subcomandante da instituição, Major Robertson Pires; o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, coronel Andrey Carlos Rodrigues; o paraninfo da turma, coronel PM RR Júlio Cesar Nunes Siqueira.

O presidente da Aspomires, capitão PM Ref Nailson Pedro Tolentino, e o diretor de Assuntos Jurídicos, coronel PM Ref Carlos Augusto Ribeiro, acolheram os formandos e homenagearam os alunos que se destacaram durante o curso. Um dos principais momentos da solenidade foi a premiação concedida ao 1º sargento Wender Pinheiro Moraes, que conquistou o primeiro lugar ao alcançar as melhores pontuações nas aulas.

Iniciado em agosto, o curso, fundamentado na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), reuniu 19 matérias como Direito Administrativo, Direitos Humanos, Planejamento Operacional e Metodologias em Práticas em Polícia Comunitária, entre outras disciplinas. As aulas tiveram início em agosto deste ano.

De acordo com o subcomandante do CFA, major Robertson Pires, tais conhecimentos preparam o profissional de segurança pública para o exercício de cargos, encargos e funções, dentro de sua estrutura organizacional, inerentes à graduação de subtenente, e abre a possibilidade de ascensão ao Quadro de Oficiais da Administração (QOA), nos postos de tenente e capitão.

Dos 147 militares participantes do curso, 123 eram provenientes do Quadro de Praças Combatentes, 23 do Quadro de Praças da Saúde e 1 militar do Corpo Musical. Com o acompanhamento do Curso de Formação de Oficiais 3º Ano, o grupo de sargentos supervisionou por duas semanas o estágio profissional do Curso de Formação de Soldados 2014.

“Tal fato demonstra a importância e o âmbito de atuação dos Sargentos no auxílio e na complementação das atividades dos Oficiais, tanto na instrução e na administração, quanto na execução de atividades de policiamento ostensivo peculiar à Polícia Militar”, analisou o subcomandante, major Pires.

Fotos: Diretoria de Comunicação do Comando Geral da PMES