8 março 2013

CFA forma novos soldados combatentes

 

O Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da Polícia Militar do Espírito Santo realizou a formatura de 107 soldados combatentes no final da manhã desta sexta-feira (08/03), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Maruípe, Vitória. Durante a solenidade, que contou com a presença do presidente da Aspomires, Capitão PM Ref Nailson Pedro Tolentino, a associação presenteou com brindes os três primeiros colocados do curso: Vinícius de Jesus Lúcio (1º); Wesley Pimentel Venâncio (2º) e Edson Santos Rangel (3º).

A turma começou a estudar em junto de 2012. Integrado por carga horária 1.060 horas, o curso se divide em aulas teóricas e práticas distribuídas em 43 disciplinas. Os alunos-soldados estudam matérias nas áreas do Direito Constitucional, Penal, Civil, Penal Militar, Direitos Humanos, Sistema de Segurança, Sociologia, Psicologia e Gerenciamento de Crise, dentre outros.

Ainda recebem orientações sobre Tiro Policial e têm aulas de Educação Física, além de dezenas de disciplinas. Durante a formação, os alunos cumprem estágio profissional supervisionado de 120 horas na rua, onde têm oportunidade de vivenciar algumas situações do dia a dia da vida policial. Homens e mulheres com idade entre 18 e 27 anos fazem parte do grupo de novos servidores da segurança pública.

Segundo o chefe da Divisão Acadêmica do CFA, Major Jair Gomes de Freitas, o currículo oferecido pelo Centro aos novos combatentes adequa-se às exigências do atual ordenamento jurídico e dos anseios da sociedade. “A formação se sustenta em três pilares: o respeito aos Direitos Humanos, o bom relacionamento com a comunidade e a ética”, ressalta o major. De acordo com o militar, os alunos-soldados foram preparados para agir de modo a respeitar as diferenças, independente da posição social, econômica e cultural de qualquer pessoa.