24 abril 2014

Com o inverno chegando, a hora é de se proteger

 

A estação mais fria do ano chegará em junho, mas a prevenção contra a gripe já começou. Até 09 de maio, devem procurar os postos de vacinação para se proteger contra a doença pessoas com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e portadores de doenças crônicas. Também serão imunizados os trabalhadores da saúde, povos indígenas, presos e funcionários do sistema prisional. A vacina combate a gripe comum e também o vírus influenza A (H1N1), a gripe suína.

Lançada na terça-feira (22/04), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem como tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”. Este ano, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para os menores de cinco anos com o objetivo de reduzir casos graves e óbitos. No ano passado, a campanha atingia na faixa etária infantil as crianças de seis meses a menores de dois anos. O Dia D de mobilização da campanha acontecerá no sábado (26/04).

Até o final do ano, a meta é imunizar quase 50 milhões de pessoas. No Espírito Santo, o governo pretende atingir 834.168 pessoas. A estrutura da campanha envolve 65 mil postos de vacinação, 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais, além de uma equipe integrada por 240 mil pessoas em todo o território nacional.

Algumas reações adversas podem ocorrer, de forma rara, depois da aplicação da vacina. São elas: dor no local da injeção, eritema (vermelhidão) e induração (endurecimento anormal de um tecido). De acordo com o comunicado do órgão federal de saúde, tais manifestações são consideradas benignas e os efeitos passam, geralmente, em 48 horas. Quem já teve reação anafilática prévia em doses anteriores e aquelas pessoas com alergia grave relacionada a ovo de galinha e derivados não podem tomar a vacina.

 

Atenção aos cuidados para evitar contaminação:

 

— Higienize as mãos com água e sabonete ou álcool em gel antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.

— Mantenha os ambientes ventilados.

— Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.

— Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Se não tiver lenços, proteja o rosto junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.

— Pessoas gripadas devem evitar o contato com outras pessoas suscetíveis.

— Se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados.

— Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

— Pessoas com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, ter uma alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

 

Fonte: Ministério da Saúde/Portal Brasil