28 junho 2014

Combate às drogas ganha passeio ciclístico

 

Duzentos e cinquenta pessoas, aproximadamente, participaram na manhã deste sábado (28/06) do 1º Passeio Ciclístico – Proerd nas Montanhas, em comemoração ao Dia Internacional de Combate às Drogas, festejado em 26 de junho. A atividade foi organizada pela 6ª Companhia Independente e os instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), com apoio da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano.

A data mundial foi criada pela Organização das Nações Unidas em 1987, após uma recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas.

O objetivo do passeio foi conscientizar a comunidade local sobre os malefícios das drogas e estimular a busca por um estilo de vida saudável. Participaram instrutores e alunos integrantes do programa vindos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elisiário Ferreira Filho, Escola Municipal de Ensino Fundamental Mauro José Christo, Escola Municipal de Ensino Fundamental Sítio Rupf, Centro Educacional Integração e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Emílio Oscar.

Os ciclistas saíram da área de eventos da Italemanha, onde ocorreu um alongamento orientado por um professor de educação física, e contaram com a escolta da Polícia Militar e Bombeiros Militares. Após o fim do percurso, com retorno ao ponto de saída, aconteceu a distribuição de frutas, água, sorteios de brindes e a distribuição de medalhas pela participação.
Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) se baseia nas diretrizes do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (DARE), surgido em 1983. No Brasil, foi implantado em 1992 e hoje conta com quatro currículos: Proerd séries iniciais, para crianças de pré-escola ao 4º ano;  Proerd para alunos do 5º e 7º anos do ensino fundamental e Proerd para Pais/Comunitário.

Em Marechal Floriano e Domingos Martins as atividades preventivas são desenvolvidas em todas as escolas e trabalham com os alunos do 5º e 7º ano. O programa possui como material didático “Álbum ilustrativo contendo cartazes com cenas diárias”, o “Livro do Estudante”, o “Livro dos Pais” e o “Manual do Instrutor”, auxiliando os respectivos cursandos e os Policiais Proerd no desenvolvimento das lições.

Por meio do envolvimento de policiais capacitados, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, o programa busca prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre estudantes e ajuda os alunos a reconhecerem e a resistirem às pressões e à influência diária que levam ao uso de entorpecentes e a prática da violência.

Já o currículo de Pais/Comunitário capacita os pais a ajudarem seus filhos na tomada de decisões e na capacidade de fazer escolhas sábias e seguras. São cinco encontros onde os pais são instruídos no desenvolvimento de estratégias de proteção para seus filhos em situações diversas.

Mais informações sobre o Proerd no Quartel do Comando Geral, localizado à Avenida Maruípe, nº 2111, São Cristovão, em Vitória.  O telefone do programa é o (27) 3636-8723.

 

Fonte: Dados e fotos – 6ª Companhia Independente de PM – Capitão PM RR Roberto Martins