Corpo de Bombeiros apresenta Relatório Operacional das Chuvas
As fortes chuvas ocorridas no último mês de dezembro no Espírito Santo atingiram 3.452.872 pessoas, reuniram um efetivo geral de 1.581 homens e dois cães farejadores em 55 municípios, mobilizaram 22 instituições e culminaram na arrecadação de cerca de 50 toneladas de mantimentos e donativos (13.144 cestas básicas, 335.952 litros de água, 15.594 colchões, 5.000 kits dormitório, 4.249 kits de limpeza, 56.452 litros de leite e 4.794 kits de higiene pessoal) e em doações em dinheiro no total de R$ 1.115.760,35. As operações de busca e salvamento contaram com 11 helicópteros, 03 aviões, 114 viaturas e 54 embarcações, além de 04 estações de rádio amador.
Estes e outros dados constam no Relatório Operacional das Chuvas apresentado pelo Corpo de Bombeiros do Espírito Santo (CBMES), na manhã desta quarta-feira (05/02), no Cerimonial Aspomires. A solenidade reuniu autoridades militares e civis ao lado de representantes de empresas e instituições sociais. Estiveram presentes ainda diversos diretores e conselheiros da Aspomires.
O vice-governador do estado, Givaldo Vieira, que representou o governador Renato Casagrande na cerimônia, recebeu o relatório das mãos do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Edmilton Ribeiro Aguiar Junior. Segundo o comandante, a solenidade teve por objetivo apresentar as ações, mas, principalmente, agradecer a todos que se empenharam no socorro às vítimas em todo o estado. “Deus se agrada de um coração grato. O momento é de agradecimento e de prestação de contas. Nós bombeiros fazemos o que amamos e amamos o que fazemos. Não é fácil trabalhar em um órgão público porque é uma luta contra burocracia e amarras (…)”, destaca o coronel Edimilton na abertura do seu discurso.
Segundo ele, a tragédia, que gerou 24 mortes confirmadas, poderia ter sido maior se a instituição não houvesse se preparado alguns anos antes com diversas medidas preventivas, entre elas, o mapeamento das áreas de risco em 47 municípios, a elaboração do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, as capacitações dos voluntários e dos agentes de Proteção e Defesa Civil, a entrega dos kits para as Defesas Civis Municipais e Regionais, a Reestruturação da Defesa Civil Estadual, entre outras ações. Apesar do esforço preventivo, o comandante acredita que o estado ainda não estava pronto para o que aconteceu. No entanto, enalteceu o grande nível de mobilização popular e a união de forças para enfrentar a situação. “A Defesa Civil somos todos nós. As instituições fizeram a diferença. A sociedade fez a diferença”, ressaltou.
Solidariedade e Prevenção – Em sua fala, o vice-governador também agradeceu o empenho das instituições no socorro às vítimas da maior tragédia ligada à grande precipitação de chuvas enfrentada pelo estado. “Queremos agradecer a todo um conjunto de entidades e empresários capixabas que demonstraram sensibilidade. Queremos agradecer aos anônimos que saíram de suas casas e foram ajudar, pessoas que chegaram até às vítimas antes da gente”, destacou Givaldo.
Na avaliação do vice-governador, os municípios que haviam preparado o serviço de Defesa Civil tiveram mais condições de organizar o trabalho e o atendimento, o que não aconteceu com aqueles que não estruturaram o serviço em suas cidades.
Mediante convênio, o Governo do Estado tem disponibilizado kits de Defesa Civil para as cidades que estão começando a organizar o atendimento em sua região. O kit de Defesa Civil é composto por uma caminhonete 4X4, uma embarcação com motor e reboque, mobiliário para duas estações de trabalho, além de arquivo, impressora, GPS e máquina fotográfica.
Para receber o kit, a prefeitura deve se comprometer com a instalação da Defesa Civil, estabelecendo um local próprio para funcionamento do serviço, criando cargos e abrindo concurso para contratação efetiva de servidores exclusivos para este tipo de trabalho de modo a preparar adequadamente a cidade contra os desastres. O Governo do Estado pretende ampliar a distribuição de kits.
Segundo o vice-governador, outro investimento na área de prevenção será a instalação do radar meteorológico cuja função é antecipar a informação sobre as ocorrências de chuvas. A solenidade reuniu em torno de 400 convidados no Cerimonial Aspomires, o mais novo espaço de eventos sociais e corporativos inaugurado na região de Bento Ferreira, em Vitória.
Fotos: Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do ES