26 setembro 2014

Corpo de Bombeiros organiza seletiva para Sul-Americano de Salvamento Aquático

 

Estão abertas até 29 de setembro as inscrições para o Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático, promovido pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA). O evento esportivo será realizado em Vitória, de 19 a 22 de novembro de 2014, na Praia de Camburi e no Clube Álvares Cabral.

O processo seletivo, que acontecerá nos dias 01 e 02 de outubro, tem por objetivo montar uma equipe com competidores civis e militares para todas as provas do campeonato da SOBRASA. A meta é a conquista de um título inédito na competição para o Estado do Espírito Santo.

Para militares do Corpo de Bombeiros Militar, as inscrições deverão ser feitas em formulário próprio da BM/3 e encaminhadas para à Seção de Educação Física (SEF), localizada no Quartel do Comando Geral, até segunda-feira (29/07).  Os guarda-vidas civis deverão se inscrever em um quartel do Corpo de Bombeiros Militar mais próximo a sua área de serviço.

Considerado o maior do gênero na América Latina, o campeonato tem por finalidade proporcionar a integração entre os serviços de salvamento brasileiro e os de outros países, bem como fomentar o desenvolvimento de processos e métodos comprometidos com a redução do número de afogamentos.

Para mais informações, acesse o site www.sobrasa.org ou ligue para a Diretoria de Operações, no telefone (27) 3314-9971.

 

Confira as provas:

 

1. Provas de Praia

 

– Aquatlhon: Prova composta por 1.000 metros de corrida em areia, 1.000 metros de natação e 1.000 metros de corrida em areia.

 

– Salvamento Aquático com Nadadeira e Tubo de resgate: Prova de mar, em dupla (os interessados deverão formar dupla antes, com o foco de melhorar o desempenho e o entrosamento), com objetivo de resgatar vítima a 120 metros da areia, com uso de nadadeiras e tubo de resgate.

 

– Salvamento Aquático com Pranchão: Prova de mar, em dupla, com objetivo de resgatar vítima a 120 metros da areia com uso de prancha de surf tipo longboard.

 

– Corrida à nadadeira (Beach Flags): O atleta inicia a prova deitado de decúbito ventral, se levanta em sentido contrário à sua visão e corre 25 metros de areia para disputar a nadadeira (Flag) com seus adversários. A cada rodada um atleta é excluído até sobrar o campeão.

 

2. Provas de Piscina

 

Individual:

 

– 50 metros livres com reboque de manequim: Provas de piscina, individual, com objetivo de nadar os 25 metros iniciais e reboque do manequim por mais 25 m.

 

– 100 metros livres com reboque de manequim: Provas de piscina, individual, com objetivo de nadar os 50 metros iniciais e reboque do manequim por mais 50 m.

 

Coletiva:

 

– Revezamento 4×25 metros com reboque de manequim: Cada nadador rebocará o manequim por 25m.

 

– Revezamento 4×50 metros assim divididos: Sem nadadeira, com nadadeiras, com tubo de resgate e reboque ao final.

 

Dados e foto: Diretoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros do ES