14 junho 2013

Décimo Batalhão de Guarapari comemora aniversário

O 10º Batalhão de Polícia Militar de Guarapari completou 12 anos em junho.  Para marcar a data, a programação de aniversário envolveu uma série de atividades sociais, religiosas e esportivas. A solenidade de comemoração foi realizada na manhã de quinta-feira (13/6), no Sesc de Guarapari, e contou com a participação de autoridades municipais e estaduais, representantes de organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias e integrantes de órgãos judiciais, além dos militares da unidade. O comandante-geral da PM, coronel PM Edmilson dos Santos, prestigiou a cerimônia que incluiu a premiação dos destaques operacionais e a entrega do título de “Amigo da Polícia Militar em Guarapari”.

Durante a cerimônia, o Batalhão homenageou os destaques em atividades operacionais do primeiro semestre de 2013, conforme orientação da Polícia Militar na Portaria nº 343-R, de 27 de março de 2003. Como Destaque Operacional do Batalhão recebeu a premiação o cabo André Luiz Loureiro Lemos. Também foram homenageados os militares por subunidades: soldado Walace Lenin da Rosa Pereira (1ª Companhia); soldado Anselmo Silva Neto (2ª Companhia); cabo Aurélio Ramos de Oliveira (3ª Companhia); cabo Adriano Costa Pereira (Pelotão de Trânsito) e o sargento Maurício Lúcio Porto Luciano (Serviço de Inteligência).

A solenidade também condecorou cidadãos pelo comprometimento, esforço e parceria na busca de ações de melhoria da segurança pública no município. Instituído em forma de diploma, no ano de 1997, o título de “Amigo da Polícia Militar em Guarapari” foi concedido a diversos representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

O evento contou ainda com a participação do presidente da Aspomires, capitão PM Ref Nailson Pedro Tolentino; do Diretor de Interior e de Patrimônio, coronel PM RR Adilson Silva Tolentino; da assistente jurídica, Nailza Tolentino, e da funcionária, Lucinéia Firme dos Santos. A entidade premiou os destaques operacionais e entregou aos participantes da solenidade um kit com o Planejamento Estratégico da associação.

Nova sede – Inaugurado em 13 de junho de 2001, o 10º Batalhão é composto pela 1ª Companhia Independente (região central e praiana); a 2ª Companhia Independente (centro, sul da cidade e litoral sul); e 3ª Companhia Independente (região norte e região rural). De acordo com o comandante do Batalhão, tenente-coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto, a atual administração e a equipe de oficiais estão conduzindo o projeto de construção da nova sede cuja proposta é ampliar e qualificar melhor a estrutura da unidade com a instalação de ambientes de atendimento, treinamento e alojamentos mais espaçosos e confortáveis.

“A nova sede será construída em uma área de oito mil e quinhentos metros que foi desapropriada pela Prefeitura Municipal, na região de Perocão. A desapropriação foi autorizada pela Câmara, através da Lei Municipal Nº. 3553/2013, para a cessão do imóvel ao Governo do Estado visando a instalação da unidade policial militar. Hoje, o Batalhão está situado no bairro Aeroporto, em uma área de três mil metros quadrados, e apresenta uma estrutura física deteriorada”, explica o tenente-coronel Barreto.

Com a missão de concretizar a obra, ainda em fase de elaboração dos diferentes projetos, a unidade contará com a parceria dos governos municipal e estadual e da iniciativa privada. A Samarco Mineração, a partir de um acordo socioambiental firmado com o Ministério Público, em Guarapari, e a Prefeitura Municipal, entregará ainda este ano todos os projetos de engenharia necessários para deflagrar o processo licitatório da construção. Além do planejamento para a instalação das novas dependências físicas, o comando local também desenvolveu um plano estratégico com ações de aperfeiçoamento das atividades nos seguintes eixos: gestão, operacional, capacitação e valorização do profissional.

Desafios Operacionais – Na avaliação do tenente-coronel Barreto, um dos principais desafios da unidade é a sazonalidade populacional provocada pelo perfil turístico do município. No período do verão, a população local, hoje estimada em 110.000 habitantes, aumenta em torno de quatro vezes com a presença dos turistas oriundos de diversos estados brasileiros e de outros países atraídos pelas belezas do balneário. Neste período, o efetivo da unidade é reforçado para garantir a segurança dos moradores e turistas.

Outro desafio apontado pelo comandante do 10º BPM é promover a cobertura policial em todo o território do município que, além do litoral, abriga uma extensa área rural. “Por essa razão, deu-se início a um processo de descentralização administrativa e operacional com o destacamento das três companhias PM, que antes estavam na sede da unidade. Com a estratégia, as companhias foram instaladas, no início do ano, em locais estratégicos da cidade, visando aproximar ainda mais a comunidade da polícia”, explica o tenente-coronel.

Assim como os demais municípios da Grande Vitória, Guarapari enfrenta a criminalidade provocada pelo tráfico e o uso de drogas que repercutem, por exemplo, em ocorrências contra o patrimônio. Apesar disto, a unidade tem registrado aumento no número de prisões e de apreensões. Em média, o Batalhão detém 300 pessoas e apreende 12 armas por mês, conforme levantamento da unidade. Para o tenente-coronel, este resultado é consequência do incremento no número de operações, com suporte da atividade de inteligência policial, que incluem a disposição de viaturas em pontos estratégicos para realização de abordagens em locais de maior vulnerabilidade. Mas, na avaliação do comandante, os problemas de segurança pública no município refletem questões como as desigualdades sociais geradas pela má distribuição de renda. Hoje, Guarapari ocupa o 45º lugar no ranking estadual do PIB Municipal Per Capita.