22 abril 2014

Dia da Terra ganha comemoração especial

 

Pessoas de  várias partes do mundo poderão ter suas fotos incluídas em um mosaico inédito montado pela Agência Espacial Americana (Nasa). Os “selfies”, como são conhecidos estes autorretratos, farão parte de uma homenagem preparada pela agência para celebrar o Dia da Terra, comemorado em 22 de abril. Para participar, a pessoa deverá postar uma foto em que esteja segurando uma placa que vai indicar o local onde a imagem foi tirada. A foto deverá ser postada em redes sociais com a hashtag#GlobalSelfie.

A Nasa declarou 2014 como o “Ano da Terra”. Atualmente, a agência mantém 17 missões direcionadas a estudar a atmosfera terrestre, a terra e os oceanos. No mês de julho,  será colocada em órbita o Orbiting Carbon Observatory (OCO)-2 com a finalidade de fazer medições precisas da emissão global de dióxido de carbono, gás que contribui com o efeito estufa e o aquecimento da atmosfera. Em novembro, a previsão é lançar o satélite Soil Moisture Active Passive (SMAP) cuja missão será recolher dados da umidade do solo para ajudar nas previsões da produtividade agropecuária, das condições meteorológicas e do clima.

Saiba mais –  A ideia que motivou a criação do Dia da Terra surgiu, em 1970, quando o senador americano e ativista ambiental Gaylord Nelson lançou uma campanha em defesa do meio ambiente depois de ver a destruição provocada por um grande vazamento de óleo na Califórnia.

Vinte milhões de pessoas nos Estados Unidos saíram às ruas, no dia 22 daquele ano, para se manifestar em favor de um planeta mais saudável e sustentável. A mobilização, que reuniu milhares de universidades, escolas primárias e secundárias, além de centenas de comunidades, resultou na criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e dos atos do Ar Limpo, Água Limpa e das Espécies Ameaçadas.

O Dia Internacional da Mãe Terra foi reconhecido em 2009 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de evidenciar o compromisso de todos com a busca do equilíbrio entre ambiente, sociedade e economia.

Foto: freeimages