10 julho 2013

Diretores conhecem experiência de associação paulista

 

Uma comitiva integrada por diretores da Aspomires visitou a Associação Fundo de Auxílio Mútuo dos Militares do Estado de São Paulo (Afam) com o objetivo de conhecer a experiência da entidade no atendimento aos militares paulistas e seus dependentes. A visita, realizada nos dias 04 e 05 de julho, possibilitou aos administradores capixabas saber como funciona, quais os principais serviços e os tipos de desafios e dificuldades enfrentados por uma instituição associativa de grande porte, localizada no maior centro urbano e econômico do país.

A comitiva da Aspomires foi integrada pelo presidente, capitão PM Ref Nailson Pedro Tolentino; o presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal (CDF), coronel PM Ref Guilherme Rodrigues dos Santos; o diretor de Finanças, coronel PM RR Ciromar Garcia; o diretor de Assuntos Jurídicos, coronel PM Ref Carlos Augusto de Oliveira Ribeiro; e pelo diretor de Patrimônio e de Interior, coronel PM RR Adilson Silva Tolentino. Os diretores foram recebidos pelo presidente da Afam, o coronel PM Roberto Allegretti e por sua equipe.

A Afam é uma associação civil sem fins lucrativos voltada para o atendimento de policiais militares ativos e inativos de todas as graduações, postos e pensionistas. Quando nasceu, em 1975, a entidade assumiu a missão de prestar assistência aos policiais militares com maiores dificuldades. A partir de mudanças no estatuto, a instituição passou por transformações como a desvinculação administrativa da Polícia Militar. Hoje, a Afam reúne 67 mil associados e uma estrutura com mais de 20 unidades em todo o território paulista.

Sustentada nos fundamentos do respeito, da parceria e da solidariedade, a associação possui cooperativa de crédito, assistência jurídica, atenção psicossocial, amparos e auxílios, facilidades para obtenção de fardamento e uniformes, farmácia própria em cada uma das unidades, cursos preparatórios para dar suporte educacional ao crescimento profissional dos militares, incluindo colégio com educação infantil, ensino fundamental e ensino médio para militares e seus dependentes e também para civis.

Para o presidente da Aspomires, capitão PM Ref Nailson Pedro Tolentino, a visita foi positiva e proveitosa. “Aprendemos muito com os serviços que eles oferecem e ainda não disponibilizamos na Aspomires. Vamos aproveitar vários aspectos da experiência do nosso parceiro como, por exemplo, estudar a aplicação de um sistema de informatização mais avançado capaz de dar mais agilidade e segurança ao atendimento prestado ao associado”, destacou o capitão Nailson.

Na avaliação do coronel Guilherme Rodrigues dos Santos, presidente do CDF, o intercâmbio representou uma experiência nova e enriquecedora. “A Afam possui uma estrutura grande e muito diversificada. Este intercâmbio nos ajuda a identificar necessidades e a analisar que tipos de ações encontradas na entidade paulista podem ser adaptadas à nossa realidade”, explicou Guilherme.

Quem também enalteceu a oportunidade de conhecer outra associação foi o diretor de Assuntos Jurídicos. Segundo o diretor para Assuntos Jurídicos, coronel PM Ref Carlos Augusto de Oliveira Ribeiro, o estatuto composto por 50 artigos da Afam, apesar da entidade representar mais de 67 mil associados, chamou a atenção da comitiva capixaba. “Hoje, nosso estatuto possui mais de 100 artigos. Muitos artigos podem ser retirados tornando-se mais objetivo, mais enxuto”, comentou o diretor.

Planejamento – De acordo com o diretor de Patrimônio e Interior, coronel PM RR Adilson Silva Tolentino, o intercâmbio com outras associações integra as ações do Planejamento Estratégico da Aspomires. A intenção é contribuir para a mudança de comportamento e de pensamento gerencial e, ao mesmo tempo, para o desenvolvimento de novas visões administrativas.

“Uma das etapas do planejamento é a reestruturação dos setores, objetivando a otimização dos procedimentos e a melhoria e ampliação dos serviços oferecidos ao associado. O envolvimento das pessoas neste processo de transformação possibilita aos participantes conhecer novos sistemas de gestão e novos benefícios oferecidos por outras associações”, explica coronel Adilson, responsável pela coordenação do Planejamento Estratégico.

A comitiva preparará um relatório com os principais pontos observados durante a visita, pois a meta é estudar novos modelos e avaliar a adequação destas ações aos procedimentos da Aspomires. “Há algum tempo estamos acompanhando a atuação da Afam porque a entidade possui um perfil de assistência semelhante ao da nossa associação e também porque queríamos visitar uma instituição de porte maior, com atuação em um grande centro. Assim poderíamos conhecer seus benefícios e serviços, quais tipos de problemas gerenciais enfrentaram e como resolveram os problemas”, informou Adilson.

Segundo o coordenador do Planejamento Estratégico, uma das práticas da associação paulista a ser analisada pela entidade é a implantação do Sistema de Gestão Integrada através do qual todos os processos administrativos são monitorados de modo a alcançar maior eficiência, transparência e controle.

Futuro – Na opinião do diretor de Finanças, coronel PM RR Ciromar Garcia, a visita trouxe à entidade novos aprendizados e confirmou o entendimento da equipe sobre como deve ser pautado o desenvolvimento da associação.

“A Afam tem grande representatividade dentro de um grande estado, onde está o coração econômico do país. E trata-se de uma associação com o mesmo estilo nosso. Nada melhor que sairmos do nosso mundo para procurar outros contextos. Lá existe uma efervescência de ideias novas. E dentro do que temos aqui vamos procurar analisar e verificar o que é bom pra nós, o que não é, o que pode ser feito e o que não é possível realizar. Porque a ideia é pensar no futuro, é crescer, se aprimorar e atender bem o associado, o nosso principal objetivo”, destacou Ciromar.