27 agosto 2014

Emoção marca comemoração no Cerimonial Aspomires

 

No ano de 1983, a jovem estudante Ada Maria Carniato vislumbrava uma promissora carreira no ramo da mineração após concluir o curso de Estradas na antiga Escola Técnica Federal do Espírito Santo (ETEFES). Mas a garota estava prestes a viver uma das maiores aventuras de sua vida. Naquele ano, o Governo do Espírito Santo decidira abrir as portas do quartel para o ingresso das mulheres no trabalho militar.

Ada mudou o seu caminho ao ser aprovada no concurso de soldados e ao compor a primeira turma de policiais militares femininas. Nesta segunda-feira (25/08), 31 anos mais tarde, a capitão Ada Maria Carniato, cujo currículo reúne o atendimento em mais de 20 mil ocorrências em diferentes áreas operacionais, foi uma das homenageadas na solenidade em comemoração ao Dia do Soldado, realizada pelo Comando Geral da Polícia Militar do ES (PMES), no Cerimonial Aspomires, em Bento Ferreira, Vitória.

A militar recebeu a homenagem junto com outros militares que também ingressaram ou ingressarão na reserva remunerada no ano de 2014. A cerimônia contou ainda com a consagração de policiais que atuaram na Guerra do Contestado, conflito ocorrido em meados do século passado por causa da disputa territorial entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais. Também foram homenageados os militares reformados de maior idade: coronel reformado Amado Ribeiro dos Santos, de 106 anos, representado pelo coronel reformado, Ciromar Garcia, diretor de Finanças da Aspomires; e o segundo sargento reformado Onésimo Araújo, de 84 anos.

O Comando Geral da PMES premiou o Destaque Operacional do primeiro semestre deste ano, o cabo Manoel Elísio de Oliveira. Com 24 anos de trabalho dedicado à corporação, o militar integra o efetivo da Companhia de Operações Especiais (COE) do Batalhão de Missões Especiais (BME) e foi reconhecido pelo exemplo de perseverança, entusiasmo e proatividade na condução das atividades. Outro importante momento da solenidade foi a promoção de 12 soldados à graduação de cabo.

Diversas autoridades militares e civis estiveram presentes ao evento: o comandante-geral da PMES, coronel Edmilson dos Santos; o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André de Albuquerque Garcia; o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Ruy Guedes Barbosa Júnior; o comandante da Capitania dos Portos, Capitão-de-Mar-e-Guerra, Marcos Aurélio de Arruda; o comandante da Escola de Aprendizes de Marinheiro do Espírito Santo (EAMES), o Capitão-de-Fragata Silvio Fernando Ferreira; além de diversos comandantes regionais e de batalhões, unidades especializadas e unidade de ensino. Diretores e conselheiros da Aspomires prestigiaram a cerimônia, dentre eles, o presidente da entidade, capitão PM Ref Nailson Pedro Tolentino, e o vice-presidente, coronel BM Ref, Carlindo Tristão Charpinel.

Missão – A programação de homenagens e premiações foi agraciada pela música da Banda da Polícia Militar do ES e contou com discursos das principais autoridades. Em sua fala, o comandante-geral Edmilson dos Santos disse que todos os militares são soldados, pois lutam por um ideal, e que a missão da Polícia Militar de manter a ordem e a segurança pública da população supera a atividade operacional de prender criminosos, embora, segundo ele, muitos cidadãos ainda desconheçam ou não reconheçam a verdadeira atuação da instituição.

Segundo o coronel Edmilson, atualmente, a corporação é muito mais uma referência positiva para a sociedade porque orienta, ampara e encaminha para serviços as pessoas que precisam de apoio, estando presente em diversas outras modalidades de atuação como o trânsito, a saúde e a área ambiental.

A partir da mesma linha de análise, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André de Albuquerque Garcia, ressaltou que no, Espírito Santo, tem se consolidado ao longo dos últimos anos uma polícia militar mais direcionada para a defesa da população, apesar de também concordar que a sociedade capixaba ainda não conheça e não reconheça a sua polícia cujos valores incluem a perseverança, a honra, a determinação e a defesa da nação.

Nos últimos 30 anos, a capitão Ada acompanhou as transformações pelas quais a corporação, aos poucos, precisou aprender a encarar para se aproximar das comunidades e adotar valores em sintonia com a democracia como o diálogo, a parceria e o entrosamento com os cidadãos. Empolgada com a missão cumprida, ela destacou o que considera fundamental para a consolidação de uma carreira promissora, produtiva e feliz.

“Na condução do seu trabalho, o soldado precisa de sabedoria, Fé em Deus e conhecimentos técnicos, pois não é possível desenvolver a missão sem estudar permanentemente. É preciso ainda entender as pessoas, saber tratar a população com educação e carisma. Quando se respeita o próximo e se ouve as suas dificuldades, fica mais fácil compreender como conduzir a ocorrência de forma mais positiva”, explica a militar homenageada.

 

Confira os homenageados na solenidade do Dia do Soldado 2014

Homenagem aos policiais que atuaram no Conflito do Contestado:

Coronel Reformado José Macedo de Andrade
Coronel Reformado Silas de Oliveira Ribeiro
Coronel Reformado Orely Lyrio
Capitão reformado José Pereira de Freitas
1º Tenente Reformado Olinto Loiola

Homenagem aos militares de maior idade na PMES:

Coronel Reformado Amado Ribeiro dos Santos, 106 anos – representado pelo coronel reformado, Ciromar Garcia.
2º Sargento Reformado Onésimo Araújo, 84 anos.

Homenagem ao Destaque Operacional do 1º semestre de 2014 na PMES:

Cabo Manoel Elísio de Oliveira – Companhia de Operações Especiais (COE) do Batalhão de Missões Especiais (BME)

Homenagem aos militares que passaram ou que irão para a reserva em 2014:

Coronel Carlos Augusto Ribeiro
Tenente-coronel Luiz Vanderlei Rocha
Capitão Ada Maria Carniato
Tenente David da Conceição Coutinho

Tenente Evanildo Pinheiro

Capitão Mauricio Sampaio
Sargento Celso Elias Marcelino

Sargento Luiz Carlos Alves Ferreira

Capitão Orlando Souto Melo
Tenente Robson de Souza Sueth
Subtenente Valdyr Gomes de Almeida

Sargento Ericson Ferreira Bezerra

Capitão Marcos Rodrigues Amorim

Tenente Isaias Rangel Loyola
Sargento Robson Vitor de Paiva

Tenente Mario Lucio Santos Lopes

Sargento Amilton Berger

Sargento João Geraldo de Oliveira
Sargento Jorge Herlani Correa Soares

Sargento Sebastião Pereira Dias

Tenente Ademir dos Santos Ramalhete

Capitão Wildson Nascimento de Faria
Tenente Carlos Eduardo Boamorte

Capitão Edson Xavier do Nascimento
Sargento Alvimar Coutinho Moura
Fotos: Soldado João Schwab – Diretoria de Comunicação Social do Comando Geral da PMES