8 abril 2020

Entidades representativas PMES e BMES publicam Nota de Repúdio

 

NOTA DE REPÚDIO

 

As entidades representativas de classes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo vem a público repudiar a matéria do blog do Elimar Côrtes sob o título “ROBERTO DE SÁ FOI ALVO DE BOICOTE”, publicada no dia 06 de abril de 2020. Nesta publicação, o blogueiro faz acusações sem provas, no sentido de que oficiais da ativa e da reserva da PMES, por bairrismo, fizeram boicote à gestão do Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social.

No mesmo texto, o autor ofende a pessoa do CEL PM MARCIO EUGÊNIO SARTÓRIO, então Cmt Geral da PMES, rotulando-o como um “grande sindicalista” e responsabilizando única e exclusivamente a PMES pelos resultados negativos na pasta de segurança.

O jornalista, que tem seu blog voltado para informar os acontecimentos e bastidores da Segurança Pública do Espírito Santo, conhece as dificuldades encontradas para obtenção de melhores resultados na área. Contudo, preferiu omitir-se, esquivando-se de mostrar que a nossa Polícia Militar é uma instituição de Estado e não de governos, que, no dia 06 de abril, completou 185 anos de trabalho, com sacrifício e dedicação à sociedade capixaba, e vem atuando na manutenção da paz social, calamidades públicas, desastres naturais. E, neste momento árduo da pandemia do novo coronavírus (COVID19), merece e precisa ser respeitada e reconhecida pela sociedade capixaba.

O Cel PM Márcio Eugênio Sartório, uma liderança que nutre reconhecimento, respeito e consideração no seio da tropa, realmente desagradou por ter uma postura diferente daquela esperada pela área política do governo. Ao ser justo, técnico e coerente nas reuniões, enfatizou o que já consta no programa de Segurança Pública do Governo do Estado (Estado Presente), que o maior desafio é motivar o servidor da área e a complementação dos quadros de efetivo.

O Dr Roberto de Sá possui suas origens e grande parte de sua vida profissional nas fileiras da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. É contemporâneo de vários oficiais da PMES na escola de formação de oficiais da nossa coirmã, teve grande receptividade e todo o apoio dos oficiais e praças na PMES desde que chegou ao nosso estado. No ano de 2019, graças ao esforço conjunto de todas as instituições que compõe a nossa Segurança Pública, apresentou excelente desempenho e obteve o melhor resultado da área nos últimos 27 anos, reduzindo significativamente os índices de homicídios e de crimes contra o patrimônio.

 

Vitória/ES, 07 de abril de 2020.