11 abril 2015

Governador Paulo Hartung enaltece encontro nacional

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, agradeceu aos oficiais militares vindos de várias partes do país pela iniciativa debater e refletir sobre diferentes temas ligados à Segurança Pública durante o XIV Encontro Nacional de Entidades Representativas de Oficiais Militares Estaduais (Eneme). O chefe do Executivo Estadual participou da noite de encerramento do evento, na quinta-feira (09/04), no Cerimonial Aspomires, em Bento Ferreira (Vitória – ES), onde recebeu a Medalha “Gran Mérito Aspomires Coronel Lumberto Maciel de Azevedo” em comemoração aos 50 anos da entidade.

“Como brasileiro, quero agradecer este debate que estão realizando. Segurança Pública e Defesa Social é um tema da maior importância no nosso país. Demorou muito pra que este tema entrasse na agenda nacional do país. Infelizmente este tema ganhou relevância no debate nacional, no parlamento nacional a partir de uma situação dramática”.

Na avaliação de Paulo Hartung, o assunto entrou devagarzinho e passou a constar nas prioridades nacionais, conseguiu conquistar a academia, que começou a discutir a violência no país e, consequentemente, a defesa social.

Honrado pela homenagem e a realização do evento no Espírito Santo, o governador ressaltou a importância do encontro e a necessidade de combinar a fé e a esperança com ações concretas quando o assunto é Segurança Pública e Defesa Social.

“Eu espero que deste encontro saiam boas propostas. Que saiam luzes que possam iluminar caminhos do imenso Brasil em relação a esse enorme desafio que estamos vivendo. Brasil que passa um momento de grandes dificuldades. Mas não existem dificuldades, crises que durem a vida inteira. Por isso que a gente não pode perder a fé, a esperança. Mas também precisa combinar a fé e a esperança com ação concreta pra melhorar o trabalho da Defesa Social do nosso país e pra melhorar o país como um todo”.

Para marcar o cinquentenário, a Aspomires homenageou outras autoridades capixabas durante a noite de confraternização. Também receberam a comenda o comandante-geral da Polícia Militar do ES, Marcos Antônio Souza do Nascimento; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Carlos Marcelo D’Isep Costa; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Éder Pontes da Silva; o desembargador Adauto Dias Tristão. A comenda também foi entregue ao proprietário do Le Buffet, André Rosa da Silva e ao proprietário da Diamond Buffet, Ricardo Serrano, parceiros da organização do evento.

A homenagem se estendeu ao presidente da Feneme, realizadora do XIV Eneme em parceria com a Aspomires, coronel Marlon Jorge Teza; ao assessor parlamentar da federação, coronel Elias Miler da Silva; e aos presidentes de associações estaduais presentes ao encontro. O evento também enalteceu a presença do capitão Jean-Paul De Azevedo, da Gendarmeria Nacional da França, e do comandante Dom Miguel Cañellas Vícens, guarda civil da Espanha, palestrantes da décima quarta edição.

XIV Eneme – Palestras, debates e reuniões marcaram o XIV Encontro Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Eneme), realizado nos dias 08, 09 e 10 de abril, em Vitória. Conduzidos por especialistas militares, os participantes discutiram temas como o Ciclo Completo de Polícia, Poder de Polícia do Corpo de Bombeiros, Projetos de Segurança Pública em tramitação no Congresso Nacional, as Estratégias Políticas de atuação associativa de Santa Catarina, além das experiências de segurança cidadã da França e da Espanha.

O encontro é uma realização da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme) em parceria com a Associação dos Militares da Reserva, Reformados, da Ativa da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e Pensionistas de Militares do Estado do Espírito Santo (Aspomires). A programação marca os 50 anos de atividades da associação cujo compromisso é oferecer assistências social, jurídica e financeira para policiais e bombeiros militares, além de pensionistas de militares capixabas.

 

Homenageados com a Medalha Gran Mérito Coronel Lumberto Maciel de Azevedo em comemoração ao Jubileu de Ouro da Aspomires

 

Paulo Hartung – Governador do Estado do Espírito Santo

Adauto Dias Tristão – Desembargador

Doutor Marcos Assef do Vale Depes – Juiz de Direito

Doutor André de Albuquerque Garcia – Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social

José Nivaldo Campos Vieira – Coronel Secretário Chefe da Casa Militar

Sandra Helena Bellon Módolo – Secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos

Marcos Antônio Souza do Nascimento – Comandante-Geral da Polícia Militar

Carlos Marcelo D’Isep Costa – Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar

 

André Rosa da Silva – Proprietário do Le Buffet

Ricardo Serrano – Proprietário da Diamond Buffet

Éder Pontes da Silva – Procurador Geral de Justiça do Ministério Público

 

Presidentes de entidades associativas

 

Marlon Jorge Teza – Presidente da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme)

Fred Harry Schauffert – Presidente da Acors – Santa Catarina

Sérgio Fernando Pedroso Aboud – ASSOFBM – DF

Márcio Ronaldo de Assis – AOPMBM – MG

Alirio Villasanti Romério – AOFMSUL

Salvador Pettinato Neto – AOPM – SP

Raimundo Sulino dos Santos – ASMIR

Maquir Alves Cordeiro  – Caixa Beneficente – PMPB – Paraíba

Flaviano Gomes Melo – AMIRPARÁ

Carlos Fernando F. Belo – AME – RJ

Wanderson Nunes de Siqueira – ASSOF – MT – Mato Grosso

Wellington Rodrigues Fragoso – ASSOMAL – Alagoas

Ademar Brito Barbosa – ASSOFMMA – Maranhão

Edmilson Tavares Santos – AOPMBA –Bahia

 

 

Coronel Elias Miler da Silva – Assessor Jurídico e Parlamentar da Feneme – Polícia Militar de São Paulo

Capitão Jean-Paul De Azevedo – Gendarmeria Nacional da França

Comandante Dom Miguel Cañellas Vícens – Guarda Civil da Espanha