26 setembro 2015

Homenagens e integração marcam aniversário do 5º Batalhão de Aracruz

 

Proteger as pessoas, fazer cumprir as leis, combater o crime e manter ou preservar a ordem pública fazem parte da doutrina da Polícia Militar. A experiência cotidiana do 5º Batalhão de Aracruz demonstrou ser a integração com outros órgãos e com a sociedade a ferramenta primordial para o combate à criminalidade. Nesta atmosfera de colaboração e participação, a unidade comemorou seus 29 anos de vida.

A solenidade aconteceu na tarde da última quinta-feira (24/09), na sede do batalhão, e contou com homenagens aos diferentes atores sociais responsáveis por contribuir com a Segurança Pública. O vice-presidente da Aspomires, coronel BM Ref Carlindo Tristão Charpinel; o diretor de Interior, coronel PM RR Adilson Silva Tolentino; e o diretor de Finanças da entidade, coronel PM RR Ciromar Garcia; prestigiaram o evento.

Estiveram presentes o subcomandante geral da PMES, coronel Ruy Guedes; o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, André de Albuquerque Garcia; outras autoridades militares e civis, representantes de entidades comunitárias e familiares de militares.

A programação incluiu diversas homenagens. Uma delas foi a entrega do Certificado de Destaque Operacional aos militares que mais se dedicaram com eficiência em ações operacionais no segundo trimestre deste ano (abril, maio e junho). O batalhão também homenageou o Destaque Profissional, ou seja, quem mais se destacou tanto na área administrativa quanto no setor operacional de modo a aumentar a qualidade dos serviços prestados a população dos municípios pertencentes à unidade (Aracruz, Fundão, Ibiraçu e João Neiva).

Com a finalidade de homenagear os servidores que dedicaram boa parte de suas vidas à Polícia Militar e que acabaram de ingressar na reserva remunerada, a unidade dedicou o Diploma de “Honra ao Mérito Policial Militar”. Personalidades e instituições empenhadas em servir a unidade também foram agraciadas com o certificado “Amigo do Batalhão”.

Resultados – Em seu discurso de aniversário da unidade, o comandante do batalhão, tenente-coronel Alessandro Oliveira Lube, enalteceu o trabalho da equipe na diminuição dos índices de criminalidade e no aumento dos indicadores de produtividade. De janeiro a julho de 2015, houve uma redução de 30% de homicídios, de 40% nas tentativas de homicídios e de 25% nos crimes de roubo.

Ao todo, foram 13.659 ocorrências atendidas. O batalhão cumpriu 138 mandados de busca e prisão; apreendeu 77 armas, 5.509 pedra de crack, 2.458 buchas de maconha e 655 papelotes de cocaína. Neste período, a unidade recuperou 50 veículos e efetuou 1.130 prisões. Durante as 2.746 operações policiais, a equipe abordou 28.180 veículos e confeccionou 3.480 autos de infração.

Segundo o comandante, o trabalho conjunto com outras forças policiais nas ações preventivas, repressivas e investigativas é valioso para o sucesso das atividades. “A integração de forças é de fundamental importância: para a sociedade não importa qual o uniforme ou a sua cor, o que ela quer é Segurança Pública e Paz Social. Trabalhamos, em união de força, com a nossa coirmã a Polícia Civil, buscando sempre o alinhamento de nossas ações com o objetivo de prover as necessidades da sociedade em termos de segurança e buscando, incansavelmente, a implantação de uma cultura da paz”, salienta o tenente-coronel Lube.

Da mesma forma, a aproximação e a interação com a comunidade formam a base do trabalho. O comandante agradeceu ao apoio dado à unidade pelos representantes dos Conselhos Interativos de Segurança, lideranças comunitárias, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, membros do Executivo e do Legislativo Municipal, segmentos empresariais e pelas entidades civis, associativas e eclesiásticas.

O tenente-coronel também ressaltou o papel da corporação de formar novos cidadãos do bem através do fortalecimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). No primeiro semestre deste ano, o programa atendeu a mais de 1.000 crianças de 5ª serie de escolas públicas e particulares da região. Por meio da iniciativa, a unidade se junta a professores, especialistas, estudantes, pais e a comunidade para prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre os alunos. Os estudantes, por exemplo, aprendem a reconhecer e a resistir às pressões e às influências negativas diárias que levam ao uso de entorpecentes e à prática de atos violentos.

 

HOMENAGENS DO 5º BPM

 

DESTAQUE OPERACIONAL (2º Trimestre de 2015)

 

1° Colocado Geral

SD QPMP-C RONEY MACHADO SANTOS

 

1ª Companhia

1º Colocado – SD PM FREDERICK MARTINS

2º Colocado – SD PM CRISTIANO RUY BOGUSKY

 

2ª Companhia

1º Colocado SD QPMP-C RONEY MACHADO SANTOS

2º Colocado SD QPMP-C DOUGLAS BORLINI

 

3ª Companhia

1º Colocado – SD PM CHARLISTON MONTARROIOS NEVES

2º Colocado – CB PM JOSÉ EDUARDO DE ALMEIDA JUNIOR

 

DESTAQUE PROFISSIONAL

2º SGT QPMP-C GENIVALDO LUIZ CALAIS

 

MILITARES DA RESERVA AGRACIADOS COM PLACA DE HONRA AO MÉRITO

 

CAP RR CELSO ALOISIO LAMBERT;

SUB TEN RR NIVALDO FABRES (In Memoriam);

1º SGT RR MARLENE DA PENHA GUIDOTI RIBEIRO.

 

Dados e fotos: 5º Batalhão de Polícia Militar de Aracruz