4 julho 2015

Homenagens, parcerias e reconhecimento marcam o Dia Nacional do Bombeiro

 

Instituído em 02 de julho de 1954, o Dia Nacional do Bombeiro foi comemorado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) com a entrega de comendas, assinatura de termos de cooperação técnica, promoção de servidores e a apresentação de novas viaturas de combate a incêndio. A solenidade militar aconteceu no Quartel do Comando Geral do CBMES, na Enseada do Suá, em Vitória, reunindo autoridades militares e civis e familiares. O vice-presidente da Aspomires coronel BM Ref Carlindo Tristão Charpinel prestigiou o evento.

Centenas de bombeiros formados no pátio entoaram o Hino do Soldado de Fogo, acompanhados pela música do 38º Batalhão de Infantaria.  Em sua mensagem, o comandante do CBMES, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa, consolidou o compromisso firmado com a sociedade de prestar um serviço que tem como base a excelência.

“Na nobre missão de proteção à vida humana, ao meio ambiente e ao patrimônio, os bombeiros militares trabalham com dedicação e afinco. A meta principal é o bem estar da sociedade. Para isso, não importa que, muitas vezes, a própria vida seja colocada em risco. Para ser um bombeiro militar é indispensável ter o desejo de servir a população e salvar vidas, excelente condicionamento físico e equilíbrio emocional para lidar com situações críticas mais adversas. Em vários aspectos, apesar do tamanho em relação aos outros co-irmãos, o Corpo de Bombeiros do ES é uma referência nacional”, destaca o comandante.

Parceria – O fortalecimento da cultura do planejamento, a busca por parcerias e a valorização dos bombeiros da ativa e da reserva têm orientado as ações do atual comando. “Em um ano em que os desafios estão postos, principalmente, em relação à baixa capacidade de investimento da corporação, o rigoroso controle orçamentário e financeiro, aliado a uma boa capacidade de planejamento, ganha ainda mais importância”, salienta coronel D’Isep.

A assinatura de Termos de Cooperação Técnica com o Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral, o Hospital Meridional e a Defensoria Pública, demonstra o esforço da instituição em buscar parcerias junto a órgãos públicos e empresas privadas para reconhecer a dedicação de seus bombeiros. (ver abaixo cada termo)

A noite de celebração/reconhecimento contou ainda com o anúncio da assinatura dos atos de promoção de 24 novos segundo-tenentes do quadro de oficiais administrativos e dos cinco capitães do quadro de oficiais combatentes. Durante a cerimônia, a corporação também celebrou o empenho de autoridades civis e militares e entidades – que se destacaram no desenvolvimento e auxílio ao Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo – com a entrega da Medalha “Mérito Nestor Gomes” e do Prêmio “Amigo do Bombeiro”.

Valorização – O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André de Albuquerque Garcia, agradeceu ao trabalho especializado de prevenção e socorro prestado pela corporação em variadas situações adversas. “É uma profissão diferente porque exige do profissional muitas habilidades. Além do incêndio, tem o atendimento a vítimas de acidentes, as questões que envolvem produtos perigosos, a busca e salvamento, as atividades de montanha, enfim, diversas são as atividades desempenhadas por este profissional. Em função da beleza e da importância do seu trabalho, é uma das profissões mais admiradas pela juventude. Muitos de nós, quando éramos crianças, tínhamos o desejo, ou pelo menos uma admiração profunda pela carreira do bombeiro militar”, comenta o secretário.

Diante dos múltiplos valores da atividade, André Garcia destacou a inserção de diretrizes e objetivos específicos para o fortalecimento da atividade do bombeiro militar dentro do Planejamento Estratégico da secretaria, integrando a corporação, definitivamente, ao Sistema de Segurança Pública e Defesa Social.

Para o vice-governador do estado, César Colnago, a integração do CBMES ao trabalho dos demais órgãos de segurança é fundamental. “Em momentos muitas vezes de risco, seja de alagamentos, seja em relação a problemas enfrentados no interior, você tem um trabalho muito importante exercido pelo Corpo de Bombeiros que sempre se coloca à disposição para salvar vidas alheias e se dedica com muito amor, profissionalismo e preparo”, destaca o representante do Executivo Estadual.

Integração – Agraciado com a Medalha “Nestor Gomes”, o comandante do 38º BI, Edson Massayuki Hiroshi, comemorou o trabalho integrado do Exército com o Corpo de Bombeiros. “É uma honra fazer esta representação e a gente espera que esta parceria que é muito intensa, seja sempre profícua e possa prosseguir sempre”, destaca. Segundo o coronel, a parceria se faz em diferentes frentes, entre elas, a disponibilização de áreas para as atividades de treinamento dos bombeiros. Em contrapartida, a corporação oferece ao Exército apoio em instruções específicas como o manuseio de equipamentos e materiais, além do apoio em cursos de capacitação na área de bombeiro civil para os jovens em cumprimento ao serviço militar.

Ao final da solenidade, o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo apresentou as duas viaturas de combate a incêndio de grande porte entregues pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), ligada ao Ministério da Justiça. Os veículos dispõem de bombas de incêndio de 750 galões, tanques com capacidade de cinco mil litros de água e são dotados de cabine dupla para acomodar seus ocupantes e compartimentos para materiais e equipamentos.

 

Conheça as novas parcerias para valorização dos bombeiros capixabas:

 

Termo de Cooperação Técnica entre o Corpo de Bombeiros Militar do ES e o Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral.

Este convênio se constitui em uma concessão para que os membros do Corpo de Bombeiros e seus familiares possam utilizar todas as dependências do clube, bem como suas escolas de esporte, assim como acessar atividades culturais, sem a necessidade da aquisição do título já que se tornarão sócios especiais, tendo como dever apenas o pagamento das mensalidades.

 

Termo de Cooperação Técnica entre o Corpo de Bombeiros do ES e o Hospital Meridional

O Centro de Medicina Hiperbárica do Hospital Meridional oferece ao Corpo de Bombeiros o tratamento de seus mergulhadores em caso de acidente de mergulho e doenças descompressivas. O Centro é o único no estado homologado para o tratamento de mergulhadores por entidade internacional. A parceria com o hospital entra em sintonia com o plano de emergência para o tratamento de mergulhadores acometidos por males decorrentes da atividade. A Medicina Hiperbárica trata dos aspectos médicos-fisiológicos nas exposições do organismo às pressões atmosféricas superiores às do ambiente.

 

Termo de Cooperação Técnica entre o Corpo de Bombeiros Militar do ES e a Defensoria Pública Estadual

Com o objetivo de consolidar o Programa de Valorização do Bombeiro, a corporação e a Defensoria Pública construíram um pacto de intenções que visa a melhoria do serviço e das instituições colocadas à disposição da sociedade capixaba e, ao mesmo tempo, possibilita aos servidores uma melhor qualidade de vida. O convênio se sustenta em cinco pilares: prestação de auxílio jurídico aos cabos e soldados do Corpo de Bombeiros; utilização dos bombeiros militares reservistas para atividades auxiliares da Defensoria; ressocialização de apenados; abordagem holística da drogadição nas instituições; e utilização dos profissionais da Defensoria no quadro de instrutores do Corpo de Bombeiros, na área de Direito.

 

Saiba quem recebeu a Medalha “Mérito Nestor Gomes”

 

– Cel PM Juceli Simiano Junior – Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná

– Cel BM Luiz Henrique Gualberto Moreira – Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

– Cel BM Willian de Sá Lessa – Chefe da Seção de Clínicas Médicas do CBMES

– Cel BM Reginaldo Dória de Freitas – Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe

– Cel BM Carlos Eduardo dos Santos Pereira – Subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe

– Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno – Chefe de Polícia Civil do Estado do Espírito Santo

– Capitão de Mar-e-Guerra Marcos Aurélio Arruda – Comandante da Capitania dos Portos

– Capitão de Fragata Silvio Fernando Ferreira – Comandante da EAMES

– Cel PM Marcos Antônio Souza do Nascimento – Comandante-Geral do PMES

– Edson Massayuki Hiroshi – Comandante do 38ºBI

– Gutman Uchôa de Mendonça – Conselho Deliberativo do FUNREBOM

– Ilson Xavier Bozi – Conselho Deliberativo do FUNREBOM

– Tharcício Pedro Botti – Conselho Deliberativo do FUNREBOM

– Ângela Silvares – Secretária de Estado de Governo

– Rodrigo Vieira Rabelo – Procurador Geral do Estado

 

Saiba quem recebeu o Prêmio “AMIGO DO BOMBEIRO”

 

– Sueli Passoni Tonini – Diretora Presidente do IEMA

– Denise de Moura Cadete Gazzinelli Cruz – Diretora Presidente da CESAN

– Neivaldo Bragato – Chefe de Gabinete do Governo do Estado do Espírito Santo

– Rodrigo Marques de Abreu Júdice – Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama)

– Andreia da Silva Lopes – Superintendente Estadual de Comunicação Social

– Aline Correa Meirelles – Assistente Social do CBMES

– Isabela de Deus Cordeiro –  Promotora de Justiça do MPES

– Luiz Carlos Gonçalves Laranja – VIXFLY IMAGENS AEREAS

– Irmo Mariano Neto – Médico Coordenador do Centro de Medicina Hiperbárica do Hospital Meridional de Cariacica.

– Christiano Forza de Araújo – Empresário Linharense, dono da Noca Retífica

– Euder Pedroni – Secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Linhares.

– Wagner Boechat de Azeredo  – Proprietário de rede de oficinas e guinchos.

– José Antônio Guidoni – Prefeito da Cidade de São Domingos do Norte e proprietário da empresa de mineração GUIDONI.

– Josenir Eleutério Gomes – Voluntário na Equipe da Brigada de Incêndio do Maanaim ES

– Renato Luiz Veloso Werneck – Vereador de Marechal na Legislatura 2013/2016

– Geraldo Miliorini – Empresário de Guarapari

– Nilis Castberg Machado de Souza – Secretário de Defesa Social da Administração Municipal de São Mateus

– Nelson Hespanha Borges Filho –  Gerente do SEST/SENAT de São Mateus

– Delano Oliveira Bersan – Promotor Titular da 11ª Promotoria de Justiça Cível de Colatina

– Availton Luiz Botti – Superintendente de obras da Prefeitura Municipal de Colatina.

– Patrick Klein Canal –  Construtora Canal Ltda.

– João Roberto da Tenda Vieira – Gerente de Área de Segurança Patrimonial | Premises Security Manager Arcelor Mittal Tubarão

 

Dados e Fotos: Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do ES