2 setembro 2013

Hospital da Polícia Militar comemora 21 anos

 

Começa nesta segunda-feira (02/09) e prosseguirá até quinta-feira (05/09) a semana em comemoração aos 21 anos de instalação do Hospital da Polícia Militar. Para marcar o aniversário, a instituição organizou uma programação integrada por feira de arte, exposição, bazar, palestras motivacionais, ações itinerantes de saúde e solenidade militar.

Os interessados poderão conferir a Feira de Arte com Saúde de 02 a 05 de setembro, das 8 às 17 horas, na praça interna e hall de entrada da Diretoria de Saúde. O evento de caráter cultural e social incluirá exposição e venda de trabalhos artesanais realizados por integrantes do setor e a campanha de arrecadação de fraldas geriátricas e materiais de higiene pessoal. As doações serão distribuídas a pacientes em situação de vulnerabilidade social, internados no Hospital da Polícia Militar.

No mesmo período, fotos antigas e atuais da Diretoria de Saúde em painéis comporão a Exposição Fotográfica. Outra atração é o bazar cujo objetivo é arrecadar roupas usadas que deverão ser revendidas para angariar fundos para auxiliar os pacientes internados na Diretoria de Saúde e para custear os cursos do Banco de Leite Humano/DS.

No dia 03 de setembro, às 11 horas, será realizada a Ação de Graças no auditório da Diretoria de Saúde. De 02 a 04 de setembro, das 7 às 18 horas, acontecerão as ações itinerantes de saúde nos batalhões da Grande Vitória. Fazem parte da programação de visitas a verificação de pressão arterial e glicemia capilar, distribuição de folhetos educativos de saúde e exposição de painéis dos trabalhos realizados pela Diretoria de Saúde, além de palestra sobre o tratamento oferecido aos usuários de drogas lícitas e ilícitas.

Um outro destaque da semana comemorativa é a palestra “Capital Espiritual” a ser ministrada por Sidemberg Rodrigues, no dia 04 de setembro, a partir das 10h30, no auditório da Diretoria de Saúde. Para encerrar a comemoração do 21º aniversário do Hospital da Polícia Militar, será realizada no dia 05 de setembro, às 9 horas, a solenidade militar com a entrega da Medalha Primado da Saúde.

Histórico – Segundo conta o pesquisador e historiador, coronel da reserva Gelson Loiola, o primeiro passo para a construção do Hospital da Polícia Militar foi dado no ano de 1968 com a nomeação da Comissão para estudos do anteprojeto da obra.

Em 1972, é instituído o Fundo de Saúde da Polícia Militar através da Lei 2.701, e por meio da Portaria nº 660-P, a Secretaria de Segurança transfere pela primeira vez na história da corporação um oficial combatente, o capitão PM Otávio de Carvalho Sobrinho, para o Quadro de Saúde, no cargo de capitão PM Médico.

A Policlínica da Polícia Militar foi instituída pela Lei nº 3.044, no ano de 1975 e, na época, ocupou o pavimento térreo da Diretoria de Pessoal, em Maruípe. Mais tarde, a Policlínica passou a ocupar algumas casas da antiga Vila dos Subtenentes e Sargentos e as instalações do extinto Instituto Educacional da PMES, onde hoje funciona o Batalhão de Missões Especiais (BME).

A cessão gratuita do terreno para a instalação do Hospital da Polícia Militar aconteceu no ano de 1978, através do decreto nº 82.637, assinado pelo presidente da República, Ernesto Geisel. Por meio do Decreto nº 3.317-N, no ano de 1992, o governador Albuino Cunha de Azeredo recria como órgão de direção setorial a Diretoria de Saúde (DS). O Hospital foi inaugurado no dia 05 de setembro de 1992, na Avenida Joubert de Barros, em Bento Ferreira, sob a direção do coronel PM Médico Otavio Carvalho Sobrinho. O relato histórico é do coronel Gelson Loiola, membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.

 

Confira a programação das Ações Itinerantes de Saúde

 

02/09 – Quartel do Comando Geral

9 às 11h30 – Palestra sobre o Programa de Reabilitação do Toxicômano e Alcoolista (Presta); aferição de pressão arterial e glicemia capilar; orientações de saúde; distribuição de folders educativos; distribuição de preservativos.

14 às 16h30 – Palestra sobre o Programa de Reabilitação do Toxicômano e Alcoolista (Presta); aferição de pressão arterial e glicemia capilar; orientações de saúde; distribuição de folders educativos; distribuição de preservativos.

 

03/09 – 7º Batalhão da PM de Cariacica

9 às 11h30 – Aferição de pressão arterial e glicemia capilar; orientações de saúde; distribuição de folders educativos; distribuição de preservativos.

14 às 15 horas – Palestra sobre o Programa de Reabilitação do Toxicômano e Alcoolista (Presta).

 

03/09 – 4º Batalhão da PM de Vila Velha

9 às 10h – Palestra sobre o Programa de Reabilitação do Toxicômano e Alcoolista (Presta).

14 às 16h30 – Aferição de pressão arterial e glicemia capilar; orientações de saúde; distribuição de folders educativos; distribuição de preservativos.

 

04/09 – 1º Batalhão da PM de Vitória

9 às 11h30 – Aferição de pressão arterial e glicemia capilar; orientações de saúde; distribuição de folders educativos.

14 às 15h – Palestra sobre o Programa de Reabilitação do Toxicômano e Alcoolista (Presta).

 

04/09 – 6º Batalhão da PM da Serra

9 às 10h – Palestra sobre o Programa de Reabilitação do Toxicômano e Alcoolista (Presta).

14 às 16h30 – Aferição de pressão arterial e glicemia capilar; orientações de saúde; distribuição de folders educativos; distribuição de preservativos.

 

Fonte: Diretoria de Comunicação Social da PMES