19 julho 2013

Jovens de todo o mundo se reúnem no Rio de Janeiro

 

De 23 a 28 de julho, dois milhões de jovens de todos os continentes, etnias, credos e religiões participarão da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro. Com o lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), o maior evento internacional direcionado aos jovens contará com  presença do Papa Francisco. O objetivo é transmitir a mensagem de Jesus Cristo e celebrar a amizade, a união, a preocupação com o próximo, a convivência, a multi-culturalidade e a fé, além de gerar um legado social, cultural, artístico e econômico para o Rio de Janeiro e para o Brasil.

Programação – Atos centrais, atos especiais, atos culturais, catequeses, Feira Vocacional e Festival da Juventude fazem parte da programação. Os atos centrais, integrados por missas, vigílias e acolhidas, contarão, em geral, com a presença do Sumo Pontífice. As catequeses se constituirão de encontros de formação ministrados por bispos de vários países, enquanto os atos culturais serão compostos por atividades como shows musicais, cinema, dança, grafite e exposições no Rio e em Niterói.

A Fundação João Paulo II para a Juventude promoverá, dentro do Festival da Juventude, a exposição oficial do Vaticano no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), apresentando obras de Michelangelo, Leonardo da Vinci, Bernini, Tizziano, Caravaggio, entre outros.

“O que Deus espera da vida dos jovens” é a questão a nortear a Feira Vocacional que reunirá congregações religiosas, movimentos e novas comunidades em espaços integrados por estandes individuais, balcões para exposições conjuntas, confessionários, praça de alimentação, palco e tendas para missa, adoração e oficinas.

Preparativos – De 16 a 20 de julho, milhares de peregrinos estrangeiros foram acolhidos pelas famílias brasileiras durante a Semana Missionária. O período antecede a jornada e envolve atividades espirituais, de solidariedade missionária e cultura, organizadas por mais de 200 dioceses.

No Espírito Santo, a semana de preparação mobilizou famílias capixabas no acolhimento aos peregrinos vindos da Argentina, Equador, Venezuela, Colômbia, Itália, Alemanha, Bielorrússia e da África do Sul. No decorrer da jornada, as hospedagens serão em casas de famílias, paróquias, escolas públicas e particulares, ginásios poliesportivos, casas de festas, centros comunitários e outros locais seguros e cobertos para alojamento dos peregrinos para pernoite. Para a organização da jornada, a Igreja Católica conta com o engajamento de 60 mil voluntários responsáveis por diferentes aspectos logísticos do evento.

Jovens capixabas – Três mil jovens provenientes de 15 municípios do estado integram as caravanas oficiais organizadas pelas paróquias capixabas para participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Mas um número expressivo de participantes viajará para a jornada em carros particulares e de avião. Um grupo levará para o evento a bandeira da Campanha Contra a Redução da Maioridade Penal, promovida pela Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Vitória (CJP), cujo tema é “Somos Tão Jovens”. A missa de envio dos peregrinos acontecerá no domingo (21/07), às 10h30, na Praça do Papa, em Vitória, marcando também o encerramento da Semana Missionária.

Conheça a história da Jornada – Por ocasião do Ano Santo da Redenção, foi realizado, no ano de 1984, na Praça de São Pedro (Vaticano), o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II. O ano de 1985 foi declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Juventude. Neste mesmo período, depois da realização de outro encontro internacional de jovens no Vaticano, o Papa anunciou o encontro como Jornada Mundial da Juventude.

A primeira edição foi realizada, em 1986, em Roma, reunindo 300 mil jovens, e desde então o evento já foi realizado na Itália, Argentina, Espanha, Polônia, Estados Unidos, Filipinas, França, Canadá, Alemanha e Austrália. Em 1995, a jornada reuniu em Manila, nas Filipinas, 5 milhões de jovens, o maior público registrado numa edição.

Imagem: 28ª Jornada Mundial da Juventude/Divulgação