18 abril 2016

Nova Diretoria toma posse na Aspomires

Os novos diretores do Conselho Diretor e os novos conselheiros do Conselho Deliberativo e Fiscal (CDF) da Aspomires tomaram posse na noite da sexta-feira (15/04), no Cerimonial Aspomires, em Bento Ferreira (Vitória).

Após seis mandatos consecutivos à frente da entidade, o capitão PM Ref Nailson Pedro Tolentino deixou o cargo para dar lugar ao capitão PM RR José Raimundo de Jesus, eleito presidente em Assembleia Geral, no dia 02 de março deste ano.

Familiares e amigos dos eleitos, associados, lideranças associativas e autoridades lotaram o centro de eventos sociais e corporativos para prestigiar a posse da nova diretoria que será responsável por comandar as atividades da instituição no período de 2016 a 2018. Durante a votação, a chapa liderada pelo capitão PM RR Raimundo venceu o pleito por 1.095 votos contra 825 votos da chapa integrada pelo coronel BM Ref Carlindo Tristão Charpinel, como presidente, tendo como vice o capitão Nailson.

 

Despedida – Em um dos momentos da cerimônia, o capitão Nailson relatou sua trajetória de vida, destacou as conquistas acumuladas no decorrer de 18 anos, agradeceu pela parceria dos funcionários, diretores e conselheiros e pela confiança e respeito dos associados no decorrer de sua gestão.

“Hoje nos temos mais de sete mil associados. Deixo a presidência da Aspomires neste dia 15 de abril do ano de 2016 com minha consciência tranquila pelo dever cumprido. Como em 15 de abril de 1998, prometi aos associados que iria fazer da Aspomires uma das melhores associações de prestação de serviços existente no estado do Espírito Santo e também reconhecida pela Federação Nacional de Entidades Militares do Brasil (Feneme)”, destaca.

Prestes a completar 80 anos, o ex-presidente cumprimentou a atual diretoria. “Por fim, deixo a presidência da Aspomires com o sentimento de gratidão a Deus, gratidão aos associados que me reconduziram à chefia desta entidade por seis mandatos consecutivos e também por gratidão pelo dever cumprido. Desejo à nova diretoria sucesso, relembrando que são funções e cargos de honra, mas também de muito sacrifício”, completa.

Após os procedimentos protocolares como a leitura da Ata da Eleição e da assinatura do livro e do termo de posse pelos novos diretores e conselheiros, a cerimônia contou com a participação do coronel Carlos Augusto Ribeiro, presidente da União de Militares Cristãos Evangélicos do Espírito Santo, convidado para fazer a oração de ação de graças.

“Que o senhor (capitão Raimundo) possa cuidar com muito carinho, com muito zelo e com muito amor de todos os associados, do qual eu sou um deles, abençoando, e que essa gestão do senhor seja exitosa para que os seus associados sejam abençoados por esta autoridade conferida ao senhor por Deus e que também o senhor possa conduzir esta instituição com esmero, com carinho, com dedicação, como administrador, para que a Aspomires seja uma instituição cujo Deus é o Senhor”, reflete o pastor.

 

Novo presidente  – Repleto de alegria e emoção, o novo presidente fez um discurso de agradecimento e compromisso em resposta à vitória nas urnas. “Enfim, chegamos, graças a Deus. Depois de oito meses de campanha, rodando por todo este estado. Mas, enfim, Deus nos deu a vitória”, agradece. José Raimundo de Jesus tornou-se militar em 1975. Depois de prestar serviços em diversas unidades do interior e da região metropolitana, se aposentou em 2005. É associado da Aspomires desde 2000.

Há cerca de dois anos, o capitão aposentado foi convidado para atuar como assessor da associação. Em seguida, ao ser convocado para o serviço voluntário da Polícia Militar, recebeu também o convite para assumir o cargo de diretor de patrimônio da entidade. Permaneceu no cargo até meados do primeiro semestre de 2015, quando se retirou da antiga diretoria da associação para conduzir a sua campanha ao cargo de presidente.

“De assessor cheguei a presidente desta honrada associação que me faz tão feliz. Isso aqui agora de hoje em diante, minha querida primeira dama, será a nossa casa. Nós vamos nos dedicar aqui como se fosse o nosso lar. (…) Louvo a Deus pela minha família. Porque sem a minha família, o que seria de mim? Minha esposa rodou este estado todo comigo, de norte a sul. (…) Qualquer cantinho que tinha Aspomires, que tinha polícia, tinha o capitão Raimundo passando ali, pedindo voto, falando de seus projetos”, relata o militar.

Aproveitando a presença de diferentes dirigentes de associações militares, o capitão Raimundo consolidou a parceria com as entidades e se comprometeu a fazer um trabalho conjunto. “São associações amigas que nós queremos manter um laço de união, queremos estar unidos com vocês passo a passo, contem com o capitão Raimundo, eu quero que esta Aspomires seja uma Aspomires participativa juntamente com os companheiros”, ressalta.

Conclamando o envolvimento de todos, o novo presidente destacou o assistencial como principal diretriz do mandato. “A Aspomires, durante a nossa gestão, dará especial atenção ao assistencial. Isso é o que está no meu coração. É ajudar aqueles mais necessitados, cuidando daqueles associados enfermos, com idade avançada, em dificuldade de locomoção, e que necessitam de apoio e assistência”, salienta o capitão Raimundo.

Ao final da cerimônia, que contou com um jantar de confraternização, as esposas dos diretores, conselheiros e assessores foram homenageadas e receberam buquês de flores de seus companheiros.

 

Discurso de Posse – Capitão José Raimundo de Jesus – Presidente da Aspomires

 

“Agradeço, primeiramente, à presença de todos, autoridades, amigos, associados, e aos companheiros que durante oito meses consecutivos lutaram em prol de nossa candidatura, nos elegendo presidente desta honrada associação. A nossa vitória, meus amigos, é uma grande demonstração da presença de Deus todo poderoso em nossa vida.

Todos vocês têm conhecimento ou já ouviram falar da passagem bíblica que relata a luta de Davi versus Golias. Assim eu comparo a minha disputa nesta eleição: de um lado um homem de grande experiência como dirigente desta associação, com 18 anos consecutivos na presidência, apoiando o seu sucessor a presidente, o atual vice. Do outro lado um concorrente com novas propostas administrativas e muita vontade de lutar pelos associados desta entidade.

Porém, sem recurso para enfrentar o poder de seu adversário, precisei do apoio financeiro doado mensalmente pelos meus colegas, grandes companheiros. Doavam um pouquinho de cada um. Se dispuseram a apoiar nossa candidatura durante todos os meses da campanha. Os companheiros foram fiéis. Além de pedirem votos, gratuitamente, ainda contribuíam para ajudar. Esses são amigos. Muito obrigado, meus amigos.

Também não podemos esquecer todos os companheiros e companheiras que estiveram unidos a nós desde o início da trajetória eleitoral. Fizemos tudo de uma forma democrática, sendo submetido a aprovação de todos: as propostas, os panfletos, e todo o material de campanha sempre eram discutidos e aprovados em reuniões.

Somos uma associação com aproximadamente sete mil associados em todo o estado, composta de policiais militares, bombeiros militares da ativa, inativos e pensionistas. Precisamos caminhar unidos como uma associação de classe que representa os militares deste estado com o objetivo de seguir em uma mesma direção, ou seja, o bem-estar dos nossos associados.

Juntos seremos fortes e, consequentemente, respeitados pelas autoridades legalmente constituídas. A Aspomires, durante a nossa gestão, dará especial atenção ao assistencial. Isso é o que está no meu coração. É ajudar aqueles mais necessitados, cuidando daqueles associados enfermos, com idade avançada, em dificuldade de locomoção, e que necessitam de apoio e assistência.

Porque, meus amigos, a Aspomires foi criada com esse objetivo e fundada com esse objetivo de ser uma associação assistencial, tanto no jurídico, como no financeiro, e também na ação social. Então, não podemos sair fora desta denominação chamada Aspomires.

Procuraremos atender nossos associados que precisam ser assistidos pelas diretorias da melhor forma possível. Nosso desejo é que todos possam usufruir de tudo o que temos a lhes oferecer e que foi conquistado pela contribuição de cada um de nós.

Nossas propostas são baseadas nas vontades demonstradas por nossos associados durante a caminhada na campanha eleitoral destinada a esse pleito. Pretendemos cumprir todas elas, gradativamente, durante a nossa gestão. Muitas delas, administrativas, sem custos financeiros.

Lamentavelmente, constatamos que a corrupção alcançou níveis alarmantes em nosso país. Podemos ver com clareza a corrupção política, social, financeira, ética e moral em todos os setores da sociedade e em todos os escalões dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do nosso querido Brasil. Todos nós temos conhecimento sobre o que a mídia vem noticiando sobre a situação caótica em que se encontra nosso país, o que muito nos entristece e, ao mesmo tempo, serve de alerta aos que dirigem e administram recursos públicos, motivo pelo qual devemos trabalhar com seriedade e transparência.

Com os recursos que estiverem sob nossas responsabilidades faremos parcerias com as principais entidades educacionais do nosso estado, buscando abrir espaços para estagiários que atuarão em nossas diretorias dentro de cada especialidade, contribuindo assim com uma formação qualificada de profissionais para servirem a sociedade capixaba, como também proporcionando atendimento qualificado aos nossos associados, além de reduzirmos os custos da associação com pessoal e encargos sociais.

Precisamos adequar as nossas receitas às despesas decorrentes de administração, advogados, encargos sociais, custeio e, principalmente, as receitas oriundas das contribuições de nossos associados.

Finalmente, solicito aos associados que nos proporcionem um tempo necessário para organizar a nossa associação aos moldes que pretendemos administrar para que possamos oferecer-lhes o atendimento que tanto anseiam há anos.

Agradeço a Deus por esta conquista. Sem Ele não seria possível nós chegarmos aqui. Esta vitória é do Senhor. É Ele que fez com que eu chegasse aqui. Porque eu como ser humano não teria condições nenhuma de ganhar esta eleição. Mas o Senhor me honrou neste lugar, o Senhor me honrou neste estado e o Senhor me honrará sempre. Porque Dele é que vem a virtude para cada homem, é Dele que vem a capacidade, é Dele que vem a condição pra administrar. Ninguém nasceu sabendo, todos nós temos que aprender de alguma forma.

E nós estaremos aqui, por isso, escolhi este grupo de guerreiros, homens preparados para poder me ajudar a administrar. O presidente não administra sozinho. Nem o Presidente da República, nem o Governador do Estado, nem o Prefeito, ninguém. Nem Jesus Cristo conseguiu fazer a sua obra sozinho. Nomeou doze apóstolos para poder ajudá-lo a fazer a obra dele aqui na terra. Imagine um ser humano.

Então, nós seremos sim capazes de administrar da melhor maneira esta associação. E os associados sentirão orgulho desta administração. Não se iludam. Lutarei dias e noites pra ter o melhor para vocês, para que o associado se sinta prestigiado e veja nesta administração, veja no seu presidente um homem pronto a ajudar, pronto a estar do lado dele, a assisti-lo, a fazer o melhor pra ele.

Agradeço a Deus por esta conquista e prometo a todos vocês que serei um presidente que trabalhará todos os dias, pensando no melhor que posso oferecer ao associado desta entidade.

Muito obrigada a todos vocês por terem vindo prestigiar a nossa posse e desejo a todos uma boa noite e o meu muito obrigado.

 

Nova Diretoria da Aspomires (2016 a 2018)

 

Conselho Diretor

 

Presidente – Capitão PM RR José Raimundo de Jesus

Vice-Presidente – Capitão PM RR Juscelio Correa Baltar

1º Secretário – Subtenente PM RR Ely Pereira do Nascimento

2º Secretário – Sargento PM RR Clemilson da Silva Pereira

1º Tesoureiro – Capitão PM RR Silvio Luiz Mappa

2º Tesoureiro – Capitão BM RR Olimar Rosa da Silva

 

Conselho Deliberativo e Fiscal (CDF)

 

Membros efetivos e suplentes

 

Capitão PM RR Kleverson Tadeu Valadão

Subtenente PM RR Edvaldo Júnior

Sargento PM RR Manoel Viana de Oliveira

Sargento PM RR Garibalde João Serra

 

Capitão PM RR Eliane Peclat de Oliveira

Capitão PM RR Gilmar Luiz Borlot

Sargento PM RR Luiz Carlos Martins de Brito

Tenente PM RR Jorge Terra Penha

Subtenente PM RR Edson Vieira da Silva

Tenente PM RR João Batista Ghiotto Ventura

 

 

Diretores não-eleitos  com cargo de confiança

 

Diretor de Pessoal – Sargento PM RR João Batista de Almeida

Diretor de Patrimônio – Capitão PM RR Eliezer Argolo de Pontes

Diretor de Assuntos Jurídicos – Coronel PM RR Edmilson Santos

Diretor de Interior – Sargento PM RR Valter Silva

Diretor de Relações Públicas – Coronel PM Ref Luiz Carlos Fontes Romualdo

Diretor de Finanças – Capitão PM RR Juscélio Correa Baltar

Diretor de Ação Social – Capitão BM RR Valter Vitorino Luz Pinto

 

Assessores Especiais da Presidência da Aspomires

 

Assessor Especial – Sargento PM Ref Clarindo Maia Pereira

Assessor Especial – Gerente do Cerimonial Aspomires – Capitão PM RR Eliel Maria Ramos

 

Autoridades Presentes à Posse

 

– Vereador de Colatina – Omir Casteglione

– Vereador de Marataízes – Antônio Carlos Sader Sant’Anna

– Pastor Douglas Lopes – Representando o prefeito de Cariacica

– Major do Corpo de Bombeiros – Márcio Nascimento Rodrigues – Comandante da Companhia Independente de Colatina – representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiro

– Major Vitor Lucio Scalfoni – Representando o comandante do Batalhão de Guarapari

– Walter Alves Noronha – Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do ES

– Major Taciano Ramsés Barbosa – Subcomandante do 8º BPM – representando o comandante da unidade

– Cap PM RR Juarez Carlos Mappa – Tesoureiro da Caixa Beneficente da PMES – representando o presidente da entidade

– Major Rogério Fernandes Lima – Presidente do Clube dos Oficiais da PM

– Tenente Araújo – Presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos

– Capitão Assumção

– Tenente-coronel Jair Gomes de Freitas – Representante do comandante-geral da PMES

– Coronel Carlos Augusto Ribeiro – Presidente da União de Militares Cristãos Evangélicos do Espírito Santo

– Emanuel Barreto – Rotary Club

 

Fotos: Márcia Leal e Fábio Machado