19 outubro 2012

Novo comandante assume Comando de Polícia Ostensiva do Sul

 

O coronel Francisco Inácio Daroz assumiu sexta-feira (19/10) o Comando de Polícia Ostensiva da Região Sul (CPOS). A solenidade de passagem de comando foi realizada no Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes-Sul), em Cachoeiro de Itapemirim, e contou com presença de militares, prefeitos, vereadores, representantes de outros órgãos governamentais, além de diretores da Aspomires.

Depois de atuar por um ano na Diretoria de Apoio Logístico na Polícia Militar, no Quartel do Comando Geral (QCG), o coronel Daroz substituiu o coronel Anselmo Lima na missão de implementar as políticas de segurança pública, orientadas pelo Governo Estadual, na região compreendida por 34 municípios. “Nosso trabalho consistirá em executar as políticas e diretrizes definidas pelo Comando Geral, dando continuidade às ações do coronel Anselmo Lima”, destaca o novo chefe do CPO-Sul.

Integração – Uma das iniciativas será a ampliação e o fortalecimento de um ambiente de diálogo e integração entre atores de segurança das diferentes instâncias como guardas municipais, policiais civis, federais e policiais rodoviários, objetivando o desenvolvimento de ações capazes de coibir práticas criminosas, principalmente, o homicídio. De acordo com Daroz, um dos desafios é estimular ainda mais a parceria e a participação da comunidade na identificação dos criminosos por meio dos telefones do Disque Denúncia.

Prevenção – Dentro da perspectiva de cooperação entre polícia e família, o comandante pretende também dar prosseguimento às atividades preventivas de conscientização de jovens contra o uso de drogas organizadas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).  Por meio do programa, crianças e adolescentes do ensino fundamental participam de aulas lúdicas e educativas sobre como identificar as armadilhas e resistir às pressões do universo das drogas.

Na avaliação do coronel Daroz, esta aproximação com a comunidade estimula a troca de valores como a ética, a disciplina e o respeito aos Direitos Humanos. “Queremos também estimular uma nova relação entre os moradores e os policiais baseada na confiança da população na farda”, enfatiza.

Histórico – O Comando de Polícia Ostensiva da Região Sul foi criado no dia 31 de maio de 2001 pelo decreto 728-R e instalado, em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 11 de julho do mesmo ano. Este comando é responsável pelos batalhões de Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Ibatiba e das unidades de Afonso Cláudio, Domingos Martins, Marataízes e Anchieta.