31 março 2014

Polícia Militar do ES comemora 179 anos

 

Concerto, formatura militar com homenagens, competições esportivas e cerimônias religiosas marcarão a comemoração dos 179 anos da Polícia Militar do Espírito Santo. O aniversário é festejado no dia 06 de abril, mas a programação será aberta nesta terça-feira (01/04) com a realização do Concerto Sinfônico da Banda de Música da PMES, às 20 horas, no Teatro Carlos Gomes, e contará com a participação especial da cantora lírica Natércia Lopes e do cantor Eduardo Santa Clara. A entrada é gratuita.

Durante a Formatura Militar, marcada para acontecer na quinta-feira (03/04), às 20 horas, no Quartel do Comando Geral (QCG), haverá entrega da Medalha Valor Policial Militar para militares que completaram 10, 20 e 28 anos de serviços prestados à corporação, além da premiação dos Destaques Operacionais. A noite também será integrada por homenagens a pessoas da sociedade capixaba que atuaram como parceiras da instituição militar, com a entrega do certificado “Amigos da PMES”.

Corrida Noturna – Terminou nesta segunda (31/03) o prazo de inscrição para a Corrida Rústica Noturna em comemoração aos 179 anos da PMES e aos 50 anos do 1º Batalhão de Polícia Militar. Mil e quatrocentas pessoas se inscreveram. Deste total, 500 militares, entre policiais e bombeiros.

Os competidores serão divididos nas categorias: Geral Masculino e Feminino e Geral Policial Militar Capixaba Masculino e Feminino. Receberão troféus os cinco primeiros colocados nestas categorias. Também haverá premiação entre os competidores militares para os três primeiros colocados de cada faixa etária (18 a 24 anos, 25 a 34 anos, 35 a 44 anos, 45 a 54 anos, 55 a 64 anos e acima de 65 anos).

Com 10 quilômetros de percurso, a corrida será realizada no sábado (05/04), às 19 horas. A largada acontecerá no Parque da Prainha, em Vila Velha, e os competidores percorrerão diferentes vias de Vila Velha e Vitória até chegar à Avenida Dante Micheline, no estacionamento do Hotel Aruan, em Vitória. A 3º Ponte, no sentido Vila Velha/Vitória, terá a parte direita da pista interditada e completamente sinalizada para a passagem dos corredores. Cento e cinquenta policiais militares farão a segurança dos competidores.

O kit do corredor será entregue no Quartel do Comando Geral – QCG (Av. Maruípe, n° 2111, São Cristóvão, Vitória – ES. CEP: 29.048-463), nos dias 04/04, de 08h às 18h e 05/04, de 08h às 12h.

Também no sábado (05/04) será realizado o I Open de Karatê, às 18 horas no QCG. As inscrições para o open masculino 18 anos acima podem ser feitas até a próxima sexta-feira (04/04) pelo telefone 3636-8718 ou pelo e-mail: luis.paes@pm.es.gov.br.

Duathlon Terrestre – Outra competição esportiva que está sendo resgatada para a comemoração é o Duathlon Terrestre (corrida e bicicleta), marcado para começar às 9 horas do domingo (06/04). Em sua 12ª edição, após alguns anos de interrupção, a competição terá concentração em frente ao Hotel Canto do Sol, a partir das 7h30. Os competidores percorrerão a Rodovia Norte Sul até o Shopping Norte e Sul e retornarão ao ponto de partida, totalizando 5 km de corrida.

Em seguida, farão três voltas de bicicleta pela Norte e Sul até completar 20 quilômetros de percurso. Pra encerrar, percorrerão mais 2,5 Km até alcançar a linha de chegada, no Hotel Canto do Sol. Haverá premiação até o 5º Lugar Geral Masculino e Feminino e o 5º Lugar Geral Militar Masculino e Feminino, além de prêmios para os três primeiros colocados nas demais categorias, incluindo Mountain Bike e Iniciante. Ao todo, 180 pessoas se inscreveram, entre elas, 40 militares.

A programação está sendo organizada por uma comissão liderada pelo coronel Zucolotto, assessorado pelo tenente-coronel Sartório, tenente-coronel Rocha, tenente-coronel Márcio Celante, tenente-coronel Bermudês, major Couto, capitão Jurandir, capitão Marcus, tenente Priscila e cabo Paes.

“O objetivo das competições, que integram a programação geral, é fazer uma alusão ao aniversário da Polícia Militar através do esporte. É uma forma de integrar os policiais e a comunidade, incentivar a prática de atividades físicas e estimular o gosto pelo esporte”, destaca o capitão Jurandir, que durante 37 anos ministrou aulas de Educação Física na corporação.

Cerimônia Religiosa – Para encerrar a programação em comemoração aos 179 anos da PMES serão realizadas duas cerimônias religiosas. A Missa de Ação de Graças acontecerá no domingo (06/04), às 19 horas, na Capela Militar Nossa Senhora da Vitória, dentro do QCG. No mesmo dia e horário será realizado o Culto de Ação de Graças, na Igreja Assembleia de Deus de Aribiri, em Vila Velha.

Um pouco da história – Em 06 de abril de 1835 foi criada a Companhia de Guarda de Polícia Militar Provincial, por meio da Lei Provincial nº 9, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo presidente da província do Espírito Santo, Manoel José Pires da Silva Pontes. A regulamentação veio em julho do mesmo ano por intermédio do presidente Joaquim José de Oliveira. A Companhia era composta por três oficiais subalternos, um primeiro sargento, dois segundos sargentos, um furriel, seis cabos, dois cornetas e cem soldados.

O primeiro comandante, o Alferes Antônio Ferreira , atuou até 02 de dezembro de 1839. Já o capitão João Antunes Barbosa Brandão, Tenente-Coronel Honorário do Exército, que esteve à frente da Companhia de Polícia por dez anos (1873 a 1883), é o patrono da Polícia Militar do Espírito Santo.

 

PROGRAMAÇÃO

 

  • Concerto Sinfônico da Banda de Música da Polícia Militar do ES – com participação da soprano Natércia Lopes e do cantor Eduardo Santa Clara

Data:  01/04 (terça-feira) – 20 horas

Local: Teatro Carlos Gomes, no Centro (Vitória)

 

  • Solenidade Militar

Data: 03/04 (quinta-feira) – 20 horas

Local: Quartel do Comando Geral (QCG), em Maruípe (Vitória)

 

  • Open de Karatê

Data: 05/04 (sábado) – 18 horas

Local: Quartel do Comando Geral (QCG), em Maruípe (Vitória)

Inscrições Abertas até sexta-feira (04/04) pelo telefone 3636-8718 ou pelo e-mail: luis.paes@pm.es.gov.br.

 

  • Corrida Noturna

Data: 05/04 (sábado) – 19 horas

Largada: Parque da Prainha (Vila Velha)

 

  • Duathlon Terrestre

Data: 06/04 (domingo) – 9 horas

Local: Largada em frente ao Canto do Sol, na Praia de Camburi (Vitória)

 

  • Missa de Ação de Graças

Data: 06/04 (domingo) – 19 horas

Local: Capela Militar Nossa Senhora da Vitória, no Quartel do Comando Geral (QCG), em Maruípe (Vitória)

 

  • Culto de Ação de Graças

Data: 06/04 (domingo) – 19 horas

Local: Igreja da Assembleia de Deus, em Aribiri (Vila Velha)

 

Foto e Dados: Diretoria de Comunicação da PMES