3 abril 2016

Polícia Militar do ES completa 181 anos

 

Com a abdicação do imperador Dom Pedro I ao trono em favor do seu filho Pedro de Alcântara, com cinco anos de idade, começou no Brasil, no ano de 1831, o período da Regência (1831-1840). Nesta fase, o país foi administrado por regentes eleitos pela Assembleia Nacional.

Por causa das disputas e rebeliões que ameaçavam a unidade territorial brasileira, o governo acreditava precisar de uma força militar, então, criou a Guarda Nacional. O objetivo era defender a ordem pública, a propriedade, combater as revoltas e manter a escravidão.

Diante de incertezas e conflitos, o presidente da província do Espírito Santo Manoel José Pires da Silva Pontes decidiu reorganizar sua força militar e instalar a Companhia de Guarda de Polícia Provincial em 06 de abril de 1835. Assim teve início a história da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).

Para comemorar a data, a corporação preparou uma programação marcada por cerimônia militar, exposição e apresentação musical. A solenidade militar acontecerá na quarta-feira (06/04), às 20 horas, no Quartel do Comando Geral (QCG), em Maruípe. A atividade contará com a entrega da Medalha “Valor Policial Militar” e será conhecido o Destaque Operacional da PMES, referente ao 2º semestre de 2015. Personalidades e instituições parceiras da corporação receberão o título de “Amigo da PMES”.

As festividades continuarão na sexta-feira (08/04) com o Concerto da Banda de Música da PMES, às 20 horas, na Catedral Metropolitana de Vitória. O Cine Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) será a atração na segunda-feira (11/04), às 13 horas, no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM). Para encerrar a programação, no dia 25 de abril, será apresentada uma exposição do trabalho da corporação no Shopping Vitória, das 10 às 22 horas.

 

Foto: Diretoria de Comunicação Social da PMES