16 janeiro 2015

Polícia Militar do ES tem novo comandante

 

coronel Marco Antonio Souza do Nascimento assumiu o Comando da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) em solenidade realizada na quinta-feira (15/01), no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), em Maruípe. O novo comandante estava à frente da Diretoria de Inteligência (Dint) e, com a nomeação, substituiu o coronel Edmilson dos Santos, no comando desde maio de 2013.

Estiveram presentes à cerimônia o governador do Estado, Paulo César Hartung Gomes; o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André de Albuquerque Garcia, além de outras autoridades civis e militares.

Há 29 anos na corporação, o coronel Marco Antônio defendeu como propostas prioritárias de comando a continuidade ao enfrentamento da violência, a redução dos índices de homicídios no Espírito Santo e o fortalecimento do serviço de Inteligência Policial. Segundo ele, as agências de inteligência produzem conhecimento e, com isso, o levantamento de informações mais apuradas auxilia os comandantes na tomada de decisão, tornando o trabalho da polícia mais eficiente.

Uma outra proposta do novo comandante é o aperfeiçoamento do Policiamento Comunitário para aproximar a polícia da comunidade e prevenir crimes contra o patrimônio. A integração entre as forças de segurança pública através de ações conjuntas envolvendo a Polícia Civil, o Poder Judiciário, o Ministério Público, e demais instituições, também é uma das diretrizes de trabalho do novo comando.

 

Confira o perfil do novo comandante da PMES

Nome: Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento

Brasileiro, Casado, 49 anos.

 

Cursos

 

– Curso de Formação de Oficiais pela Academia da Policia Militar de Minas Gerais, em 1988.

– Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, com Especialização em Segurança Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em 1999.

– Graduado em Direito pela Universidade Vila Velha (UVV), em 2005.

– Curso de Gestão em Políticas de Segurança Cidadã pela SENASP, Rio de Janeiro, em 2007.

– Curso Superior de Polícia, Faculdade FUCAPE, em 2008.

 

Principais Cargos e funções exercidos

 

– 1993 a 1995: Missão de Paz das Nações Unidas, em Angola.

– 1995 a 2006: Chefe de Operações da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar e Oficial Superior da Diretoria de Pessoal da Polícia Militar do Espírito Santo (atual Diretoria de Recursos Humanos).

– 2006 a 2007: Comando do Primeiro Batalhão de Polícia Militar, município de Vitória.

– 2007 a 2010: Comando do Quarto Batalhão de Polícia Militar da Polícia Militar do Espírito Santo, município de Vila Velha.

– 2010 a 2011: Comando do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da Polícia Militar do Espírito Santo, município de Cariacica.

– 2011 a 2012: Assessor de Comunicação Social da Polícia Militar do Espírito Santo.

– 2012 a 2013: Ajudante Geral e Comando de Policiamento Ostensivo Especializado da Polícia Militar do Espírito Santo.

– 2013 a 2015: Diretor de Inteligência da Polícia Militar.

 

Dados e fotos: Diretoria de Comunicação Social da PMES