7 novembro 2015

Polícia Militar forma 965 novos soldados

Após 920 horas/aula, o Comando da Polícia Militar do Espírito Santo realizou a formatura de 965 novos soldados. A solenidade foi realizada na noite de quinta-feira (05/11) com a presença de autoridades militares e civis e das famílias dos formandos que lotaram as arquibancadas do Ginásio Álvares Cabral, em Vitória (ES).

O presidente da Aspomires, capitão PM Ref Nailson Pedro Tolentino, o vice-presidente, coronel BM Ref Carlindo Tristão Charpinel, e o diretor de interior, coronel PM RR Adilson Silva Tolentino prestigiaram o evento.

Para alcançarem o direito de atuar na área da segurança pública, os novos militares estudaram 36 disciplinas. O programa de formação organizado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) destacou matérias como Polícia Comunitária Interativa, Técnicas Policiais, Defesa Pessoal, Gerenciamento de Crise, Policiamento Ostensivo Geral, Uso de Força e Arma de Fogo, Condução de Veículos de Emergência, Treinamento Físico Militar, além de disciplinas relacionadas às áreas de Direito Penal, Direito Constitucional e Direitos Humanos.

Iniciada em novembro de 2014, a formação foi executada de modo descentralizado, com isso, os alunos participaram das aulas por regiões. Além do CFA, o curso também aconteceu no 2º Batalhão de Aracruz, no 3º Batalhão de Alegre e no 5º Batalhão de Aracruz, no interior do estado.  Para aliar o aprendizado em sala de aula à prática, os alunos participaram ainda do Estágio Operacional Supervisionado nos batalhões da Região Metropolitana e nas demais regiões do território capixaba.

A formatura do Curso de Formação de Soldados (CFSd-2015) foi marcada pela premiação aos alunos que mais se destacaram no decorrer do curso. A medalha “Honra ao Mérito à Formação Policial Militar” foi entregue a Paulo Henrique de Souza, Hugo Leonardo de Carvalho e Anderson Augusto de Oliveira Júnior, respectivamente, primeiro, segundo e terceiro lugares. Os 965 novos soldados serão distribuídos entre unidades da PMES da Grande Vitória e do interior.

Estiveram presentes à solenidade autoridades militares e civis como o vice-governador do Estado, César Colnago, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André de Albuquerque Garcia, o comandante-geral da PM, coronel Marco Antônio Souza do Nascimento, além do comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), tenente-coronel Márcio Celante Weolffel, escolhido como patrono da turma, por ser considerado um profissional exemplo de competência e padrão referencial para os futuros profissionais da Polícia Militar.

 

Fotos: Assessoria de Comunicação da Polícia Militar do ES (PMES)