5 março 2021

Polícia Militar realiza solenidade de conclusão do Estágio de Adaptação de Oficiais Médicos

Na manhã desta quinta-feira (04), ocorreu a solenidade militar de conclusão do Estágio de Adaptação de Oficiais (EAO), no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Vitória. No evento foram nomeados nove tenentes do quadro de oficiais médicos.

Estiveram presentes o governador do Estado do Espírito Santo, José Renato Casagrande, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, o subcomandante-geral Ronaldo Mutz, o chefe do Estado-Maior Geral da PMES e diretor em exercício da Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa (DEIP), coronel Antônio Marcos de Souza Reis, oficiais diretores, autoridades civis, docentes e padrinhos dos formandos.

A carga horário do estágio de adaptação dos oficiais médicos foi de 329 horas, sendo realizado numa grade curricular de 22 disciplinas na Academia de Polícia Militar(APM). O conhecimento para a formação profissional dos oficiais agregou as seguintes áreas: jurídicas, formação policial e gestão do serviço de saúde, direitos humanos, direito administrativo, direito penal militar, legislação e documentos de saúde, gestão hospitalar, gestão de contratos, treinamento físico, ordem unida e até mesmo disciplinas eminentemente operacionais como uso progressivo da força e armas de fogo, bem como os procedimentos operacionais no policiamento ostensivo geral.

A recomposição do quadro de médicos especializados será nas seguintes áreas: neurologia, medicina do trabalho, infectologia, cardiologia, oftalmologia e ortopedia. Além do atendimento direto aos pacientes, os novos oficiais serão empregados nas atividades da diretoria de saúde em apoio à administração do HPM.

Após o compromisso firmado pela turma, proclamado pelo primeiro colocado, 1º tenente Lucas Tonini Vieira, o orador, 1º tenente Wagner Jordão Rodrigues dos Santos fez seu discurso com gratidão e afirmou: “nós médicos temos paixão em nos dedicarmos ao próximo desde a faculdade e hoje é o fim do nosso estágio e o início da nossa carreira. Acreditamos que uma polícia com saúde é uma polícia mais forte”.

“Essa turma é pequena, porém grande em gentileza, honestidade e camaradagem”, iniciou o paraninfo major Silvagner Andrade de Azevedo. Citando parte da Canção do Soldado Capixaba, “… missão nobre me impõe o dever…”, ele destacou que os tenentes formados desenvolvem as duas profissões basilares para cuidar de vidas: policial e médico, devido à entrega plena e a nobreza do dever. Acrescentou ainda que são garantidos dois importantes direitos fundamentais: direito à segurança e à saúde.

O HPM representa um simbolismo para a PMES, e o governo preserva e fortalece estruturas permanentes para ser apoiado em momentos comunitários na saúde pública. “Nosso trabalho é dar continuidade aos investimentos com envolvimento da corporação”, encerrou.

 

 

Fonte: Polícia Militar do Estado do Espírito Santo

 

Nosso site: www.aspomires.com.br
 
 
 
 

Acesse o nosso site, diariamente com informações atualizadas: clique aqui, http://ww.aspomires.com.br

Publicação da Diretoria de Relações Públicas – Aspomires

Cap PM RR Andréa de Oliveira Silva
Diretora de Relações Públicas