13 março 2020

PROERD comemora seus 20 anos no Cerimonial da Aspomires

Nesta quinta-feira (12), o Cerimonial Aspomires foi palco para a comemoração do 20º aniversário do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas. Este programa trabalha na prevenção primária, uma vez que atua na base da sociedade. Somente em 2019, foram 23 mil atendimentos a crianças. E a Aspomires abriu as portas para este projeto importantíssimo. Para comemorar a data, a organização do evento reuniu 100 instrutores para uma programação com palestras motivacionais e momentos de lazer, com apresentação teatral.

Segundo o Major Valc Ângelo Rufino, responsável pelo treinamento dos instrutores, o PROERD é o maior programa de prevenção entre todas as instituições do Estado do Espírito Santo. “Desde o início, em 2000, já foram atendidas quase 500 mil crianças em todo estado. O foco é na orientação das crianças para que tomem as decisões mais seguras para a vida”, explicou Maj Valc. E complementou: “Reunimos os instrutores formados pelo PROERD, a fim de comemorar os 20 anos do programa. A programação teve como objetivo incentivar esses policiais militares para que possam replicar essa motivação no trabalho junto às crianças. E agradeço à Aspomires pela cessão do Cerimonial. Tenho certeza de que todos nós queremos um mundo melhor”.

Para o instrutor Cap PM Stein esse evento o incentivou bastante. “Nosso encontro foi programado para motivar e trazer uma série de informações para facilitar o treinamento e atendimento dos policiais militares nas escolas. As palestras e momentos de lazer e descontração destacam a importância da nossa atuação e a continuar este trabalho com as crianças”, ressaltou o Cap Stein. O Sgt PM Bertulani destacou o caráter social do evento. “Para mim, o evento representou oportunidade de reunir os instrutores e trocar experiências sobre nossa atuação em campo. Além de rever os amigos conquistados durante as formações, uma proximidade de laços entre amigos que fazem parte do PROERD, que formaram uma família”, apontou o instrutor.

Para o presidente da Aspomires, Cap Thompson, ao ceder o Cerimonial, a associação estende suas fronteiras, ao ir muito além dos serviços prestados aos associados. “Sinto-me muito honrado em receber esse programa magnífico da PMES. Minha alegria é dobrada, porque também sou proerdiano. Trabalhei 10 anos no programa, inclusive na Reserva fui convidado a continuar atuando”, afirmou o presidente. E finalizou: “O PROERD abrange toda a sociedade capixaba e, ao ceder nosso Cerimonial, contribuímos para a continuidade deste trabalho. E reafirmo que a associação continuará de portas abertas para o PROERD, bem como outros projetos ou ações relevantes para a sociedade”.