9 junho 2014

Região de Montanhas ganha representação da Aspomires

 

Policiais e Bombeiros Militares da ativa e da reserva que trabalham e vivem na Região Serrana do Espírito Santo contam agora com uma representação administrativa da Aspomires. A entidade inaugurou o seu sétimo escritório do interior na sexta-feira (06/06) com a participação de associados, diretores, conselheiros, funcionários, advogados da instituição, assim como autoridades civis e militares da região.

A mais nova representação atende a uma reivindicação dos associados que precisavam se deslocar até a capital para terem acesso às assistências social, jurídica e financeira. A partir de agora, o atendimento poderá ser feito diretamente no escritório situado na área comercial e de serviços de Venda Nova do Imigrante. A sala beneficia ainda os associados de Conceição do Castelo, Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Brejetuba, Muniz Freire, Iúna, Ibatiba, Irupi e Ibitirama.

A medida também cumpre uma das demandas do Planejamento Estratégico, iniciado em 2012, cuja finalidade é modernizar e qualificar a gestão. De acordo com o diretor de Interior, coronel PM RR Adilson Silva Tolentino, além de oferecer atendimento jurídico gratuito, e das assistências social e financeira, a representação buscará convênios junto às empresas da região para oferecer aos associados serviços com descontos nas áreas de saúde e educação, dentre outros segmentos.

Cerimônia – Uma comitiva de diretores, conselheiros, funcionários e advogados se deslocou da sede em direção ao interior com o objetivo de inaugurar a nova representação. Estiveram presentes à cerimônia o presidente capitão PM Ref Nailson Pedro Tolentino; o vice-presidente coronel BM RR Carlindo Tristão Charpinel; o diretor de interior, coronel PM RR Adilson Silva Tolentino; o diretor de Ação Social e Relações Públicas, coronel PM Ref José Maria Leite; o diretor de Assuntos Jurídicos, coronel PM Ref Carlos Augusto de Oliveira Ribeiro; e o primeiro tesoureiro, capitão PM Ref Claúdio dos Santos.

Também participaram o presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal (CDF), coronel Guilherme Rodrigues Santos, o vice-presidente, coronel PM Ref Robinson Pereira Souza, o primeiro secretário, o 1º tenente PM RR Jorge Luiz de Melo Barbosa, e os conselheiros: capitão BM RR Walter Victorino Luz Pinto; o coronel PM Ref Paulo José Soares Serpa e o 1º tenente PM RR Antônio Cordeiro da Silva.

O evento contou ainda com a presença do representante da entidade na região, coronel PM Ref Paulo Domingos Deorce e da secretária Schirlene Aparecida Cassandro Manzoli. Para prestigiar a atividade compareceram diversas autoridades militares e civis, entre elas, o comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar de Afonso Cláudio, major Flávio Pereira Santiago, o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim, e o presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Altoé.

No decorrer da cerimônia, conduzida pelo diretor de Ação Social e Relações Públicas, coronel PM Ref José Maria Leite, o presidente da associação, capitão PM Ref Nailson Pedro Tolentino, agradeceu a atenção  de todos e lembrou a trajetória de vida da entidade.

“Em 1998, quando assumi a gestão, a associação tinha apenas 600 associados. Naquele momento, a abertura da entidade para ativos e inativos, incluindo as pensionistas, foi um caminho de sucesso que passamos a trilhar. Continuamos trabalhando muito e oferecendo segurança para nossos associados. Com boa vontade e seriedade, é possível crescer”, destaca o presidente, que está no comando da instituição há 16 anos, acumulando seis mandatos consecutivos.

O prefeito municipal, Dalton Perim, destacou a importância da organização social para os trabalhadores manifestarem suas necessidades dentro da sociedade. “A associação vem suprir demandas que, muitas vezes, não são atendidas pelo poder público”, enfatiza. Segundo o chefe do Executivo local, uma das características do município é o desenvolvimento do turismo. Por isso, acrescenta, a presença da Aspomires também contribui para fortalecer esse cenário voltado para o setor de serviços.

Após dar boas-vindas para os representantes da associação, o presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Altoé, destacou a força do associativismo no município. “Desejo sucesso para todos. E principalmente para uma associação tão importante para a sociedade. Quero manifestar minha gratidão pela escolha de Venda Nova para receber uma representação da entidade”, completou o chefe do Legislativo.

Depois do descerramento da placa de instalação da representação, os participantes receberam um kit integrado pela cartilha do Planejamento Estratégico, edições do informativo da associação e alguns brindes de divulgação. Em seguida, o grupo participou de um coquetel de confraternização.

Reconhecimento – Quem irá coordenar as atividades da representação é o coronel PM Ref Paulo Domingos Doerce, policial militar aposentado há 19 anos. Foi subcomandante-geral da PMES, comandou o 3º Batalhão de Alegre, o 8º Batalhão de Colatina, atuou como diretor de Apoio Logístico da PMES, e ainda chefiou a PM2, o serviço de Inteligência da corporação, em Vitória.

“Esperamos oferecer o melhor atendimento possível pra nosso associado e também buscar os companheiros que ainda não são associados pra conhecer a instituição. Antes desta representação, o associado tinha que ir a Vitória para buscar um empréstimo e ser atendido por um advogado. Agora vamos poder oferecer este atendimento na cidade. Um dos beneficiados é o município de Ibitirama, por exemplo, localizado bem distante da capital, quase próximo ao Pico da Bandeira. Agora temos uma sala muito bonita, numa região de fácil acesso, o que vai facilitar a vida do associado da região serrana”, detalha Deorce.

O comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar de Afonso Claúdio, major Flávio Pereira Santiago, comemorou a implantação do escritório no município. Responsável pelas ações administrativas e operacionais na região sudoeste serrana, englobando Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante, Laranja da Terra e Conceição do Castelo, o major destacou a qualidade do atendimento prestado pela associação.

Para o comandante, o acolhimento e o bom tratamento oferecidos pela Aspomires ao associado, assim como a afetividade e a atenção utilizadas pela entidade na solução de cada problema, conquistam as pessoas.

“A instituição poderá ajudar ainda mais os associados, em especial, aquela pensionista que precisa de aconselhamento e de atenção pra resolver suas dificuldades. (…) Uma outra questão: o fato do associado pertencer a uma associação de classe que irá defendê-lo é muito importante, funciona até como um benefício psicológico para a pessoa, pois ela não se sente sozinha, sabe aonde, a quem pode recorrer e que será bem atendida. Principalmente, aquela pensionista mais idosa e que encontra dificuldade para entender a legislação e para procurar pelo serviço. Estas lacunas, a associação vem preencher muito bem, por isso, esperamos que a entidade possa se desenvolver e crescer bastante na região”, enfatiza o major Santiago.

Associada há 15 anos, a cabo Marluce Borges Pedrosa, que atua na 2ª Companhia, é uma admiradora e uma parceira do trabalho da instituição. “Somos sempre bem recebidos desde a recepção até a presidência. O tratamento é muito bom. Os advogados, o pessoal do departamento financeiro, todos nos assistem com muita atenção e carinho. Costumo mostrar para os outros militares a seriedade e a transparência do trabalho da entidade, que pode ser constatado nos balanços financeiros e nas contas apresentadas periodicamente”, destaca a policial que agora contará com a representação ainda mais perto de onde vive e trabalha.

 

Representação de Venda Nova do Imigrante

 

Cidades atendidas: Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Brejetuba, Muniz Freire, Iúna, Ibatiba, Irupi e Ibitirama.

Endereço: Rua Ana Minete, 38, Sala 405 – Centro – Venda Nova do Imigrante – Espírito Santo

Telefone: (28) 3546-2894

Equipe de atendimento:

Coronel PM Ref Paulo Domingos Deorce

Funcionária – Schirlene Aparecida Cassandro Manzoli

 

Fotos: Fabio Machado