9 fevereiro 2016

Se você quer parar de beber, procure o Presta do HPM

 

Reconhecer o problema e procurar ajuda. Esta é a primeira atitude para quem sofre com a dependência química começar uma jornada de resgate da própria vida. Desde 1995, o Hospital da Polícia Militar (HPM) abriga o Programa de Reabilitação à Saúde do Toxicômano e Alcoolista (Presta).

Por meio da consciência interior e do compartilhamento de experiências, o programa disponibiliza assistência aos militares e familiares e à comunidade. O objetivo é oferecer um tratamento especializado para que os dependentes de álcool e de outras drogas recuperem a saúde psíquica e emocional, busquem a autoestima e reconstruam seu projeto de vida.

O método se baseia nos 12 passos de Alcoólicos Anônimos (A.A) e Narcóticos Anônimos (N.A) e em técnicas de meditação e relaxamento, noções de disciplina e aconselhamento em dependência química, quando o paciente compartilha com quem já se recuperou seus dramas e anseios.

O programa utiliza ainda terapia corporal, psicodrama, atividade física, grupo de mútua ajuda, grupo de orientação familiar, prevenção de recaída, além de palestras sobre DST e Aids, entre outras questões de saúde de forma geral.

Segundo o coordenador do Presta, tenente Rubens José Loureiro, o tratamento estimula a autorreflexão. “Antes deste processo de autorreconhecimento, o dependente é um objeto nesta relação com a droga. Ao quebrar esta dependência, o paciente começa a ter consciência de si mesmo e da sua identidade”.

De natureza interdisciplinar, a equipe é composta por enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, um profissional de educação física e um conselheiro em dependência química.

“O primeiro passo é a aceitação, perceber que existe um descontrole na relação com esta substância. O dependente percebe o prejuízo e a desorganização geral. Neste processo de conscientização, ele acaba por procurar ajuda. É necessário abrir o coração para ouvir e internalizar a mensagem, tomar a consciência deste processo de transformação e valorizar a própria vida”, explica o tenente.

 

Como participar

 

Policiais e Bombeiros

– Individualmente por meio do agendamento pelo telefone (27) 3636-6581 ou procurar diretamente o Presta;

– Através de encaminhamento feito pelos ambulatórios e enfermarias do HPM;

– Através de encaminhamento dos setores de atendimento psicossocial dos órgãos de Segurança Pública.

 

Comunidade em geral

– Agendamento pelo telefone (27) 3636-6581, às segundas-feiras a partir das 8 horas.

Email de contato: secretariapresta.ds@pm.es.gov.br

 

Endereço

Hospital da Polícia Militar (HPM)

Avenida Joubert de Barros, 555 Bento Ferreira

Vitória/ES – CEP 29050-720