9 abril 2015

Secretário de Segurança prestigia encontro nacional

A programação da manhã desta quinta-feira (09/04) do XIV Eneme contou com a presença do Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, Dr. André de Albuquerque Garcia, que saudou os participantes e destacou a importância de reflexões e debates como estes promovidos pela Feneme e Aspomires.

 “Vejo que as experiências apresentadas neste Encontro reforçam a busca pelo caminho que devemos trilhar para que nossas instituições funcionem de forma eficiente e é, justamente, isso que deve nortear as nossas discussões.”

Na visão de André Garcia, o sistema de segurança brasileiro foi desenhado para não funcionar, estimula a competição entre as polícias e faz com que elas trabalhem pela metade. 

“Penso que não importa o número de polícias existentes, mas sim que elas sejam completas. O mais importante é saber conviver com as diferenças e sempre trabalhar na base do consenso para pavimentarmos esse caminho de foma sólida.”

O secretário declarou que diante deste anacronismo do arranjo institucional, algumas instituições estão tentando encontrar soluções para melhorar este modelo, mas lembrou que a responsabilidade não é só das entidades associativas e órgãos policiais.

“Precisamos sempre refletir sobre nosso trabalho, sobre a necessidade de fazê-lo cada vez melhor, mas temos que ter a conciência de que não somos os únicos responsáveis pela busca da solução. As demais instituições também precisam ter a segurança pública como prioridade em suas agendas.”