Sócio da Aspomires tem atuação efetiva no cenário político de Vila Velha
6 novembro 2017

Sócio da Aspomires tem atuação efetiva no cenário político de Vila Velha

Vivenciando seu primeiro mandato na Câmara de Vila Velha, o Cap PM Antonio Gonsalves Siqueira tem levantado a bandeira da prevenção no município. Conhecido como vereador PM Chico Siqueira, o militar da reserva é graduado em Administração e pós-graduado em Gestão de Pessoas. A experiência de quase 30 anos na Corporação tem influenciado na sua atuação política. Além disso, o vereador teve quatro mandatos como presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Asteca, comunidade em que reside.

“Agradeço a toda família militar de Vila Velha, que confiaram este voto, que nos deu a procuração para que representasse os bombeiros e policiais militares”, destacou o vereador. E complementou: “Estamos focando, sobretudo, em prevenção a fim de evitar que acidentes e incidentes venham acontecer aos cidadãos do município”. Em pouco mais de seis meses de trabalho, o militar já conta com mais de 20 proposições na Câmara, entre elas cinco projetos de lei.

O primeiro projeto de autoria do vereador PM Chico Siqueira teve como principal fundamentação o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul.  “Nosso primeiro projeto aprovado exige a presença de um bombeiro civil em locais com grande aglomeração de pessoas, como estabelecimentos comerciais como Atacadão, Makro, e eventos, como festas eletrônicas e shows”, explica o militar. E complementa: “Os bombeiros civis são profissionais preparados para atender não somente à prevenção de incêndio, mas também outras ocorrências como infartos, traumas e outros imprevistos”.

Outro projeto assinado pelo vereador legisla sobre a instituição das faixas elevadas e vagas reservadas para veículos de emergência e transporte escolar na porta das instituições de ensino. “O PL 1610/2017 é uma medida que visa permitir o fácil acesso de viaturas da patrulha escolar, ambulâncias e transporte escolar. E as faixas elevadas garantem mais na travessia dos estudantes”, ressalta. Outra proposição do vereador PM Chico Siqueira alterou o calendário oficial de eventos do município. A partir deste ano, o Dia do Soldado da PMES e BMES deverá ser comemorado com sessão solene na Câmara Municipal.

O legislador destaca ainda seu trabalho frente à Comissão de Segurança Pública (CSP) no município. “Com o conhecimento que tive com minha vida profissional, tomei a iniciativa que retomar os conselhos interativos que estavam desativados há mais de 15 anos. A função destes conselhos é interagir com as forças do município, a fim de trazer maior sensação de segurança para a sociedade”, esclarece. Esta ação conta com a parceria do comando do 4º BPM, da Guarda Municipal e da Polícia Civil.

O gabinete do vereador PM Chico Siqueira, junto com as forças de segurança vão até as comunidades com objetivo de formar células interativas. Estas células consistem na união de bairros que tenham o mesmo perfil para facilitar na comunicação e presença dos órgãos de segurança nestas localidades. “Temos cerca de 100 bairros em Vila Velha, o que inviabiliza, por exemplo, a presença do comandante do 4º BPM em todas as localidades. Com estas células interativas, reduzimos para 20 a 30 conselhos que vão representar aproximadamente sete bairros cada um”, ilustra o vereador.

De acordo com o militar, seu gabinete está preparado, juridicamente, para apoiar na formação do estatuto destes conselhos, que terão uma diretoria formal que vai representar as comunidades junto aos órgãos de segurança e das secretarias municipais de Vila Velha. A definição estas células considera critérios como população e particularidades. “O bairro de Itapoã representa somente um conselho, em função dos problemas da localidade, já a região de Alecrim reuniu quatro bairros” expõe. E complementa: “Já temos três conselhos formados e estamos em negociação com mais dois. Começamos este trabalho há três meses, ou seja, o tempo médio para a formação de cada um é de um mês. Depois de formados estes conselhos interativos, vamos lutar para reativar também o Conselho de Segurança do município. Nosso  objetivo é dar voz e vez às comunidades”.